“Claro que sim. De uma forma muito temporária, gostar de duas pessoas é a ilusão que nos resta para concluirmos que deixámos de gostar de uma primeira pessoa para passarmos a gostar de outra.Anónima”
“Nem sempre é possível “amar” duas pessoas ao mesmo tempo e eu sei por experiência própria. Mesmo sem ter passado por isso, já dizia que um homem ou uma mulher deveriam sempre ter duas pessoas – uma para a cama (o marido) e outro para o sofá, ou seja para a “brincadeira’. No entanto, é preciso muito tacto e conhecermo-nos bem para não escorregar. É necessário separar bem as coisas para não nos afundarmos. Garantidamente o meu casamento foi salvo por causa deste meu caso. Tenho 20 anos de casamento e tive há 18 essa relação extra durante cinco anos, até que disse “chega”.”
“O pior é quando passamos a gostar da
segunda e descobrimos essa que não gosta assim tanto de nós. Por x deixei
a pessoa que me amava verdadeiramente em troca de ilusões. Aconteceu comigo…
Não deixei o meu namorado nem me envolvi fisicamente com a segunda pessoa, mas
essa segunda pessoa alimentou os meus sonhos durante muito tempo e deixou-me
bem confusa. Mas percebi (quase tarde demais) que o meu namorado era bem superior
a que ele. Amo o meu namorado, mas aquele rapaz tornou-se algo platónico (no
fundo sei que nunca seria só meu.). É tão confuso…Se soubessem…Gostava mesmo que alguém me entendesse. Porque me considero uma pessoa de valores que não
se envolve facilmente, mas a inteligência desta segunda pessoa, o seu mundo,
mexeu com o meu drasticamente!”
“Amo meu marido, e tenho uma paixão que alimento há alguns anos por outra
pessoa (com a qual a tive um relacionamento em segredo, durante um curto
tempo)… Hoje não vejo essa pessoa, não tenho qualquer contato com ela, mas
respiro fundo quando muitas vezes dou por mim a pensar como minha vida seria
diferente se eu tivesse dado importância a essa paixão, e, quando estou triste,
solitária penso nos momentos bons que passamos, e a vontade de vê-lo me corrói
(vivo na lembrança)… Levarei essa paixão c s mais conservadores dirão certamente
que não ” pois quem ama realmente não possui olhos para mais ninguém”
Mas será o ser humano assim tão simples ao ponto de se fechar, ignorando
pessoas, que muitas vezes se cruzam nas nossas vidas de forma ocasional e com
as quais sentimos a maior empatia e identificação?
“Talvez seja possível, durante um curto período de tempo: até concluir que
passámos a gostar da segunda pessoa e deixámos de gostar da primeira. Gostar de
duas pessoas é a ilusão para negar uma mudança no objecto de amor. Anónima
“É possível sim, mas é um fenómeno provisório, de curta duração e por vezes (na minha opinião), de média duração. Finalizado este ciclo, que significa instabilidade de decisão ou melhor, o período de tempo, em que não se sabe ainda a escolha a fazer por diversos motivos como: balancear vantagens e desvantagens na relação, construir as certezas de ver satisfeitas a razão de se estar envolvido emocionalmente, com tudo o que isso envolve, desde o sexo e todo o restante. Enfim, pode-se gostar de duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, mas a componente sócio-cognitiva, mais tarde ou mais cedo, no contexto da vida exigente, quer particularmente quer profissionalmente, exigirá a definitiva escolha. A pressão racional sobre a necessidade de gerir emoções e problemas do quotidiano. José”
“Se fosse a uns tempos atrás diria sem hesitar que não era possível. Actualmente já penso um pouco diferente, pois a vida se calhar pregou-me um sustinho! Vivo em união de facto há sete anos e como alguém disse a história poderia dar um filme romântico… ate que um alguém trocou o olhar comigo e eu gostei, depois dos olhares vieram os sorrisos, o piscar de olho, etc, o coração já palpitava quando a pessoa aparecia, as pernas pareciam tremer… Chegamos ao ponto de trocarmos o telefone, de falarmos e de ficarmos sós… Houve beijos e nada mais, depois houve alguns desencontros e agora não temos telefonado. Não sei o que pensa, ainda trocamos olhares diariamente, continuo a amar a pessoa com quem estou, mas quando a outra pessoa aparece existe um descontrolo dentro de mim! Será gostar de duas pessoas, eu acho que sim, mas também acho que gosto de formas diferentes.”