Será que ele está preparado para casar?

O neo-tradicionalista

Prepare-se: não vai ser sua mulher. Vai ser sua ‘esposa’. E nada de lhe aparecer no Dia D de cor de rosa, azul claro, ou mesmo pérola. Não namorou 12 anos para lhe aparecer de pérola. Ou é branco-cisne ou ele volta para casa da mãe. Este espécime não decide casar porque está terrivelmente apaixonado, porque a mãe quer, ou porque está farto de ver a telenovela sozinho: casa porque é o todos os homens deviam fazer quando chegam a uma certa idade. Claro que escolhe uma mulher certinha, maternal, que o deixe brilhar, que não lhe dê trabalho, que lhe dê segurança, que lhe dê mimo. Foge dos desafios. Foge de se apaixonar, embora não o saiba. Não quer uma vida sentimental muito complicada. Não quer um padrão de azulejos muito colorido. Ajuda a escolher os cortinados e as toalhas de mesa e os lençóis, e isso para ele é o equivalente a estar apaixonado. Mas se quiser um destes para marido, pense bem: ele vai exigir que você fique em casa todas as noites (porque não casou para estar sozinho) e que lhe faça o jantar (porque não casou para estar esfomeado). Se não gosta de estar sozinha nem esfomeada, é um bom espécime para si. Más notícias (conforme o ponto de vista, mas enfim): um dia destes, daqui a muitos anos, este homem apaixona-se a valer, leva um abanão e não sabe o que há-de fazer à vida. Vantagem: em todo o caso, se lhe faltar este, ainda restam os homens abaixo.

O pós-romântico

Nunca ‘engraçam’ com alguém e raramente têm dúvidas: ou odeiam ou acham que já não podem viver sem ela. O caso típico: viu-a passar na rua num pôr-de-sol e seguiu-a durante dez quarteirões até à sua rua. No dia seguinte mandou-lhe uma avionete com fumo cor de rosa a implorar: ‘Joana, Casa Comigo Já.’ Claro que ninguém lhe resiste. Casam de preferência numa cerimónia mística os dois vestidos de antigos celtas com lírios na cabeça ao pé de um lago todo rodeado de velas, ou então mascarados de cowboys em Las Vegas numa limusine cor de rosa. Depois passa os 15 dias seguintes a passear consigo por Florença e Veneza, a mandar-lhe ramos de rosas vermelhas à cama, a escrever-lhe poemas de amor a rimar com dor todas as noites, a declamar-lhe o ‘maravilhoso coração maravilhoso’, a dizer-lhe que os seus olhos parecem safiras, a escolher os nomes dos filhos (Bianca Rafaela e Ângelo Ticiano). !5 dias depois estão de volta. A mulher a dias mete baixa. O chefe exige horas extraordinárias. Ele descobre que a sua especialidade culinária são ultra-congelados. Você descobre que ele se deita normalmente às horas a que você tem de apanhar o autocarro. A sua avó diz que a deserda se lhe der uma neta com o nome de Bianca Rafaela. Dez dias depois, ele vê passar a vizinha do 5º num pôr-de-sol metida num vestido às flores. O resto da história já a conhece. Moral da história: não case com este espécime antes de o ensinar a passar a ferro, de lhe arranjar um emprego decente, de o avisar de que não tenciona aprender a cozinhar e de dizer que quer chamar Margarida à primeira filha.

O prático

Melhor do que uma máquina de lavar só… duas máquinas de lavar, claro. Teve aos seis anos o primeiro desgosto de amor, quando o ursinho azul o traiu com o irmão mais novo, e desde então sabe muito bem que o amor só existe nos livros da Barbara Cartland com que enganam as pequenas, coitadas. Única coisa fiável nesta vida: os electrodomésticos. As contas bancárias. As gravatas. Acha que o casamento é uma excelente maneira de unir os destinos de dois carros. Se a dona do carro for ao gosto dele, tiver madeixas loiras, usar saltos altos e se puder levar às festas da empresa, melhor. Gosta de fazer as coisas a sério, e fará um casamento de estadão, só para mostrar que pode. Que mais há a dizer? Muito pouco. Ele gostará de ter dois filhos, porque é o que o que toda a gente tem, mas se for preciso aluga uma suite num hotel para não os ouvir gritar, até que o mais velho vá para a Faculdade (de economia, claro). Insistirá em ir de férias todos os anos para o local mais longínquo do planeta a que seja possível ir sem treinar para astronauta, mas certifica-se antes de que será igualzinho ao Algarve.Vantagem: sabe sempre com o que pode contar. Ele nunca a enganará com outra, a não ser que ela tenha uma carrinha mais espaçosa do que a sua, e mesmo assim hesitará. E se o tratar bem, pode ser que lhe evite o calcário nas canalizações.

O pai de família

Há um segredo sobre ele que nem os amigos desde o infantário sabem: quer ser pai. Quer mesmo ser pai. Quer ser pai até às últimas consequências (mudar fraldas com cocó, limpar vomitado e tentar acertar uma colher de canja numa cabeça voadora) e está mesmo preparado para exercer. Passou noites em claro no final da adolescência a ter visões de si próprio à cabeceira de uma mesa com cinco meninos de um lado e cinco meninas do outro, todos com o nome do pai (as meninas seriam Marias). Treinou durante anos com os sobrinhos (era o tio preferido, aquele que ajudava a fazer os trabalhos e levava ao Jardim Zoológico e carregava às cavalitas quase adormecidos) e chega ao casamento perfeitamente (ou pelo menos, razoavelmente) treinado. Quando não chega, acompanha a mulher àqueles cursos pré-parto em que se aprende a dar banho a um Nenuco já deslavado de tanta lixívia. É o único pai presente, ou pelos menos o único que sabe responder correctamente à pergunta: “O que é que é preciso fazer depois do bebé comer?” A que ele responde como se estivesse na missa a dizer amen, “Pô-lo a arrotar.” A sogra adora-o. Os amigos acham que ele é o pai perfeito. As amigas passam a vida a dizer aos maridos: “Vês? O António levanta-se três vezes por noite e não protesta.” Más notícias: é demasiado possessivo com as crianças, principalmente se forem meninas. Antes de chamarem pela mãe, as filhas do pai chamam pelo pai. Não as deixa sair para rua sem três casacos. Soterra-as em brinquedos. Exige que sejam as melhores da turma. E vai com elas para a discoteca até fazerem 35 anos.

O melhor amigo

Você ajudou-a nos trabalhos de Metodologia do Trabalho Científico. Ele foi a sua casa quando o seu computador pifou e conseguiu fazê-lo ressuscitar. Desde então ficaram amigos para a vida e para a morte. Só amigos. Você namorava o Paulo Jorge, que era giro e jogava na equipa de basquetebol. Ele gostava de namorar a Patrícia, mas tinha os dentes tortos e a Patrícia não namoraria um rapaz com os dentes tortos. Dez anos depois, encontraram-se no mesmo emprego. Os encontros no bar para compararem desgostos amorosos recomeçaram. Mas ele continuava a ter os dentes tortos. Certa vez, entusiasmaram-se numa conversa sobre se o ‘Alien 1’ era melhor do que o ‘Alien 2’, já para não falar no 3 ou no 4 ou na possibilidade do 5, e de repente acharam-se nos braços (quando não nos lençóis) um do outro. Nunca mais se lembraram nem do Paulo Jorge nem da Patrícia. Ele conhece todos os seus pontos fracos. Sabe que você viu três vezes ‘Um Porquinho Chamado Babe’ e chorou em todas, que implantou dois dentes falsos, e não terá um ataque de coração quando você lhe aparecer às sete da tarde de óculos como o Harry Potter. Você sabe perfeitamente que ele ressona, que é alérgico aos gatos e que tem predilecção por pijamas com padrão de preservativos às cores. São o melhor amigo um do outro. Talvez não peguem fogo aos lençóis, talvez não sejam o Romeu e Julieta, mas ninguém pode dizer que foram ao engano.

O convertido

Já toda a gente tinha perdido a esperança de o casar, até a mãe dele, que tinha rezado todas as noites para que Nosso Senhor lhe enviasse uma noiva decente para o filho. Este espécime demora a decidir-se. A sorte dele é que é homem e pode esperar até aos 85 anos para ter o primeiro filho. Aliás, este é sempre o argumento dele. Acha que é imortal, faz grandes noitadas de copos e amigos até que os amigos vão desaparecendo um por um para ficar a tomar conta dos filhos bebés. Aí, a coisa deixa de ter tanta graça, mas mesmo assim este espécime resiste. Tem predilecção por mulheres fatais, que nunca lhe conhecerão o fundo apaixonado e tímido e portanto não o ameaçam nem o atingem com muita força. Até que um dia, descobre que sofre de reumático, e assusta-se a pensar que vai ficar sozinho na velhice e que nenhum dos sobrinhos vai aparecer no lar para o visitar. Então casa. Geralmente, a ‘vítima’ é muito mais nova. Muito mais gira. Três anos depois, já têm três filhos. Ele aprendeu a fazer sopa de legumes e arroz de tomate. Dizem que até já muda fraldas, embora ninguém tenha realmente presenciado o milagre. De qualquer maneira, ninguém o reconhece. A mulher, que tinha 3 meses quando ele começou a pensar em mudar de vida, acha que a culpa é dela e sente-se feliz. Ele também. Chega a tornar-se um fundamentalista: quando deixa o clube dos solteiros, chateia todos até fazerem o mesmo, apresenta amigos e amigas a torto e a direito, e quando consegue juntar alguém, obriga-os a convidá-lo para padrinho e gaba-se a toda a gente do feito.

O reincidente


Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Sangue novo e diálogos intergeracionais nas galerias Francisco Fino e Kubickgallery

Sangue novo e diálogos intergeracionais nas galerias Francisco Fino e Kubickgallery

Sonhar ilhas entre a ficção e a investigação científica

Sonhar ilhas entre a ficção e a investigação científica

NIU lança nova série de trotinetes elétricas em Portugal

NIU lança nova série de trotinetes elétricas em Portugal

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Princesa Kate marca presença no Dia de St. Patrick

Princesa Kate marca presença no Dia de St. Patrick

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Teste: conheces o teu planeta?

Teste: conheces o teu planeta?

Ode ao Vinhão: Pode uma das castas mais controversas do País dar origem a vinhos de qualidade?

Ode ao Vinhão: Pode uma das castas mais controversas do País dar origem a vinhos de qualidade?

CARAS Decoração: em Vila Nova de Gaia, um apartamento transformado num refúgio de férias

CARAS Decoração: em Vila Nova de Gaia, um apartamento transformado num refúgio de férias

Casos de sarampo a aumentar nos Estados Unidos (e também na Europa), no maior surto da doença em quase 30 anos

Casos de sarampo a aumentar nos Estados Unidos (e também na Europa), no maior surto da doença em quase 30 anos

Os gadgets que vão marcar este ano

Os gadgets que vão marcar este ano

Guelra First Floor: Chegar ao Japão, sem sair da mesa

Guelra First Floor: Chegar ao Japão, sem sair da mesa

Luís Carvalho:  a nova era do

Luís Carvalho: a nova era do "Office Workwear"

CARAS Decoração: bar de vinhos com nova morada

CARAS Decoração: bar de vinhos com nova morada

VOLT Live: A edição de 2025 do campeonato de carros elétricos e os novos incentivos para a aquisição de VEs

VOLT Live: A edição de 2025 do campeonato de carros elétricos e os novos incentivos para a aquisição de VEs

Pimpinha Jardim anuncia separação de Francisco Spínola após 20 anos juntos

Pimpinha Jardim anuncia separação de Francisco Spínola após 20 anos juntos

Precisamos mesmo de suplementos depois dos 60 anos?

Precisamos mesmo de suplementos depois dos 60 anos?

Comissão Europeia recomenda a cidadãos que armazenem bens para pelo menos três dias

Comissão Europeia recomenda a cidadãos que armazenem bens para pelo menos três dias

Nestas pinturas, encontramos a beleza das coisas simples

Nestas pinturas, encontramos a beleza das coisas simples

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

Em “Por Ti”: Mia rejeita casar com Afonso após noite de sexo

Em “Por Ti”: Mia rejeita casar com Afonso após noite de sexo

China desenvolve método para produzir 98% de oxigénio a partir de dióxido de carbono

China desenvolve método para produzir 98% de oxigénio a partir de dióxido de carbono

Filha transgénero de Naomi Watts e Liev Schreiber desfila pela primeira vez em Paris

Filha transgénero de Naomi Watts e Liev Schreiber desfila pela primeira vez em Paris

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Os paradoxos do mercado de trabalho português

Os paradoxos do mercado de trabalho português

JR na Galeria Underdogs: “Tenho esperança no poder da arte”

JR na Galeria Underdogs: “Tenho esperança no poder da arte”

Huawei Band 10 já chegou a Portugal e custa (por pouco tempo) 39 euros

Huawei Band 10 já chegou a Portugal e custa (por pouco tempo) 39 euros

Submarino com dezenas de turistas naufraga no Mar Vermelho

Submarino com dezenas de turistas naufraga no Mar Vermelho

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

Oeiras Eco Rally 2025 - Portugal começa em Monfortinho este fim de semana

Oeiras Eco Rally 2025 - Portugal começa em Monfortinho este fim de semana

Maria Teresa Horta -

Maria Teresa Horta - "Autobiografia"

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

A herança invisível: a genética além dos traços fisiológicos

A herança invisível: a genética além dos traços fisiológicos

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Consumo de peixe ligado a um melhor desenvolvimento comportamental nas crianças

Consumo de peixe ligado a um melhor desenvolvimento comportamental nas crianças

CARAS Decoração: em Vila Nova de Gaia, um apartamento transformado num refúgio de férias

CARAS Decoração: em Vila Nova de Gaia, um apartamento transformado num refúgio de férias

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

IA, IA a caminho de Leiria

IA, IA a caminho de Leiria

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Água, por favor!

Água, por favor!