A campanha Peluches para a Educação, da Ikea, está de volta e comemora este ano o seu 10º aniversário. Entre 1 de novembro e 27 de dezembro, por cada peluche, a IKEA Foundation doa €1 a programas mundiais de educação geridos pela UNICEF e Save The Children. A campanha visa ajudar escolas e programas educativos de países em desenvolvimento e, desde o seu início, em 2003, já doou 57 milhões de euros e beneficiou mais de 10 milhões de crianças em 46 países.
Para além dos novos amigos em formato de brinquedo, a marca lança, todos os anos e integrado nesta mesma campanha, um livro infantil baseado nas personagens dos peluches. O livro deste ano é intitulado ‘A Princesa em Busca da Felicidade’, da autoria do premiado escritor sueco Ulf Stark e ilustrado por Silke Leffler. Por cada livro vendido, €1 reverte a favor deste mesmo programa.
A Ikea convida também os seus clientes a doarem os seus peluches Ikea em boas condições, deixando-os nas linhas de caixa. Todos os peluches angariados serão entregues a instituições de apoio à criança, entre as quais Cruz Vermelha Portuguesa, Ajuda de Mãe, Refúgio Aboim Ascensão, Aldeias de Crianças SOS. Esta iniciativa, paralela à Campanha de Peluches para a Educação, decorre nas três lojas de Portugal, entre 1 de Novembro e 27 de Dezembro. O ano passado, a marca angariou 4100 peluches, entregies a crianças internadas em nove hospitais portugueses.