As mulheres que têm mais amigos e colegas do sexo masculino estão a ter mais e melhor sexo do que aquelas que se relacionam mais com outras mulheres. Pode parecer estranho à partida, mas quando se lê a explicação, esta não é assim tão implausível: estas mulheres desfrutam de mais atenção romântica porque os namorados e parceiros sentem-se em concorrência com os amigos do sexo masculino, o que os leva a ‘esforçarem-se’ mais no quarto.
O estudo, que foi publicado no Journal of Comparative Psychology e inquiriu 400 homens em relacionamentos, revelou que eles também são atraídos para as parceiras quando, inconscientemente, suspeitam que elas poderiam ser infiéis.
De acordo com Michael Pham, principal autor do estudo, diversos dados comprovam que quando isso acontece os homens atingem maiores níveis de excitação sexual. “Isso não significa que eles desejem que a parceira os traia. Pelo contrário, isso expressa que, se eles sentem que há uma maior probabilidade de infidelidade da companheira, então podem (inconscientemente) querer ter relações sexuais com ela para entrarem em competição do esperma ‘.
Pham acredita que esta veia competitiva é natural para a maioria das pessoas: “Nós precisamos ser lembrados de que o nosso parceiro é valioso para nós e desejável para os outros. Isso faz-nos continuar a trabalhar para manter a satisfação dentro do relacionamento. Encontrar esse equilíbrio certo de induzir o ciúme de seu parceiro vai optimizar a vida sexual de um casal.”