O cantor Miguel Ângelo, o rapper Jimmy P, o VJ do canal de música português, Diogo Dias, a modelo, Ana Sofia Pinto, a fadista Maria Ana Bobone e a estilista Mónica Lafayette foram as figuras públicas que se associaram à MTV Portugal para, juntamente com a Durex, assinalarem o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, celebrado a 1 de Dezembro, distribuindo preservativos e falando abertamente, pelas ruas da Baixa e do Chiado, sobre sexo e os mitos na transmissão do vírus VIH.
A mensagem “Desde que estejam protegidos e felizes, ninguém se magoa” era uma das muitas que se podia ler, nos vários cartazes da iniciativa, erguidos pelos jovens promotores da MTV, pelas ruas da cidade, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para uma maior abertura ao debate sobre a sexualidade e para ruptura de vários mitos sobre a transmissão dos vírus VIH ainda existentes na mentalidade dos jovens, como, por exemplo, que o “VIH é uma doença só de gays”, quando, na realidade, a forma mais comum de transmissão do vírus é o sexo sem proteção entre heterossexuais.
Uma ideia errada preconcebida pelos jovens, que, na opinião de Diogo Dias, acontece porque “as pessoas não gostam de falar sobre sexo e não sabem falar sobre sexo, visto que, ainda é um assunto tabu, o que tem origem na educação que os nossos pais nos dão em casa”. Uma opinião partilhada pelo rapper Jimmy P, ao considerar que, para além de “os mais jovens não se sentirem à vontade de falar sobre a sua sexualidade com os seus pais”, há também “professores que não falam com os seus alunos”, quando, na opinião de ambos, a escola devia ser um local aberto para o debate sobre este assuntos e, inclusive, deveriam existir aulas de Educação Sexual. “Se houvessem aulas sobre a sexualidade, este seria o ponto de partida para começarmos a falar sobre Sida e para os jovens saberem mais sobre este vírus sexualmente transmissível” certifica Diogo Dias.
Porém, não basta apelar ao debate livre de preconceitos. Esta ação também tem de partir da sociedade e esta demonstrar-se predisposta para mudar a sua própria mentalidade. Uma mudança de atitude na qual, segundo Marta Caeiro, directora de marketing da MTV Portugal, o canal de música, enquanto meio de comunicação, tem o dever cívico de ajudar ao promover, como por exemplo, iniciativas como estas.
Esta foi a segunda vez que a MTV Portugal colaborou com a Durex para assinalarem na rua, junto dos mais jovens, o Dia Mundial da Luta Contra SIDA, tendo, no ano passado, a ação de sensibilização decorrido nos bairros da Amadora e nas ruas da baixa.
Este ano, o canal de música, para além de se ter associado à marca de contraceptivos, aliou-se também à Associação Bué Fixe e à campanha global “Someone like me”, um projeto que resulta da parceria entre a Fundação MTV Staying Alive e a Durex e que pretende revolucionar a educação dos jovens, incentivando ao debate global desta temática nas várias plataformas digitais da campanha.
Todas as fotografias desta iniciativa mundial, bem como um vídeo de sensibilização realizado pela “Someone Like me”, foram partilhados nas redes sociais e podem ser visualizados através do hastag #someonelikeme.