Um recente estudo conduzido por investigadores da universidade de Oxford, no Reino Unido, e a de Maastricht, na Holanda, descobriu que crianças com pais do mesmo sexo saem-se melhor nos estudos. Os resultados focaram-se na educação primária e secundária.
A investigação recaiu sobre 2971 crianças com pais do mesmo sexo, na Holanda – 2786 lésbicas e 185 homossexuais -, e mais de um milhão de crianças com pais heterossexuais. As datas de nascimento dos investigados eram entre 1998 e 2007 e os respetivos estudos foram acompanhados até 2019.
O líder do estudo, Deni Mazrekaj, de Oxford, explicou que os resultados sugerem uma forte influência do estatuto socioeconómico da família. “Descobrimos que os pais do mesmo sexo têm, por norma, maior riqueza, são mais velhos e têm menos estudos do que o típico casal heterossexual“, disse à Unilad.
Deni admite ainda que seja “provável que outros fatores desempenhem um papel importante, por exemplo, estas serem gravidezes muito desejadas e os pais estarem altamente motivados para educar os filhos, tendo em conta todos os procedimentos a que têm de se submeter para os conseguir“.
O investigador afirma que, apesar de tudo, os únicos dados de que dispunham eram socioeconómicos, pelo que todos os restantes são meras hipóteses e necessitam de estudos adicionais para os comprovar.