Se existe uma rivalidade entre irmãos que abala constantemente a paz do seu lar, então talvez esta seja uma boa altura para arranjar um cão… ou dois. Fica a sugestão, baseada nas conclusões de um estudo científico.
Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, acompanhou 77 meninos e meninas de 12 anos, analisando o tipo de relação que estes tinham com os respetivos amigos de quatro patas, bem como com os seus irmãos e irmãs.
“Quem já amou um animal de estimação na infância sabe que nos viramos para eles em busca de companheirismo, tal como acontece nos relacionamentos com pessoas”, afirmou Matt Cassells, um dos autores principais do estudo, num comunicado. “Queríamos saber o quão forte é esse elo comparativamente a outros laços familiares próximos”.
Os cientistas descobriram que as crianças experienciavam “mais satisfação e menos conflito com os animais de estimação do que com os irmãos”, sendo que os donos de cães tinham uma ligação particularmente forte com os bichos.
Os autores também descobriram que as meninas tendem a nutrir sentimentos mais fortes de companheirismo pelos seus animais de estimação do que os participantes do sexo masculino, mas, inversamente, também há mais conflito. As meninas também revelavam mais informações pessoais aos seus animais de estimação do que os meninos.