
O termo “codependência” é utilizado muito livremente em diversas situações, mas o que significa quando se trata de envolvimentos românticos?
De acordo com a psicoterapeuta holística Brittini Carter, a codependência aparece de maneiras diferentes nas relações amorosas e, por exemplo, quando discutida em associação ao abuso de substâncias. “De muitas maneiras, é mais difícil de detetar”, afirma num artigo publicado no site do Instituto Gottman.
As relações saudáveis prosperam na união e no apoio, mas o que acontece quando isso impede a individualidade de um dos parceiros? Aqui ficam alguns sinais de que poderá estar num relacionamento codependente:
1. Não consegue tomar decisões sem consultar o seu parceiro
“Pedir a opinião do seu parceiro sobre a sua vida é saudável e aceitável, mas não ser capaz de decidir nada sem a opinião dele não é. Talvez procure a aprovação dele porque não se sente confiante o suficiente para decidir sozinha. Talvez procure orientação porque ele assim o exige. Qualquer uma das situações sufoca o seu crescimento pessoal. Quando os outros decidem sempre por si, isso não permite que tenha sucesso e prove a si mesma que é capaz”.
2. Fazem *tudo* juntos
“Quando se conheceram, provavelmente tinham os hobbies, amigos e interesses diferentes. No entanto, agora dependem apenas da companhia um do outro para atividades de entretenimento e lazer. A transição para novos relacionamentos pode perturbar a frequência com que se relaciona com os outros, mas não deve interrompê-la completamente. Em relacionamentos saudáveis, cada parceiro pode ter o seu próprio grupo de amigos, interesses e hobbies pessoais”.
3. Tem medo de dizer “não” ao seu parceiro
“Pode haver vários motivos pelos quais tem medo de dizer “não” ao seu parceiro: medo da rejeição se não obedecer; sentir que o amor e a admiração dele dependem da sua obediência; ou o facto de ter estado numa relação tóxica no passado. ‘Não’ não é uma palavra suja num relacionamento saudável. Se perceber que fica ansiosa ao dizer ‘não’ ao seu parceiro, pode ser um sinal de codependência”.
4. Sente-se responsável pelos atos dele
“Se dá por si a arranjar desculpas e a sentir culpa ou vergonha pelas ações do seu parceiro (ou falta delas), ao falar com familiares e amigos, isso é um sinal de codependência. Lembre-se de que só é responsável pelas suas ações; as ações de terceiros não são um reflexo da pessoa que é”.