Está a olhar para uma pessoa, essa pessoa olha de volta e quando os vossos olhos se cruzam ocorre uma explosão de ondas que se repercutem pelo seu corpo todo. O nome dessa sensação? Definitivamente entra na categoria da tensão sexual.
A tensão sexual é uma sensação normal, muitas vezes elétrica, que pode surgir entre pessoas que querem fazer sexo uma com a outra, mas não conseguem agir de acordo com essa vontade no momento, quer seja pelo contexto relacional ou ambiental, explica a psicóloga e terapeuta sexual certificada Kate Balestrieri à plataforma mindbodygreen.
Quer prefira chamar-lhe energia ou tensão, diz a especialista, “a vibração sexual está viva no éter”. E mais: ela não só está viva para as pessoas que sentem desejo uma pela outra, mas também é palpável para quem está ao seu redor. Em declarações ao mesmo site, Marla Renee Stewart, especialista da marca de bem-estar sexual Lovers, acrescenta que só se trata de tensão sexual quando o interesse é recíproco. Caso contrário, é apenas uma atração unilateral ou “simplesmente uma crush”.
De acordo com Balestrieri e Stewart, estes são alguns sinais potentes de tensão sexual:
- Contacto visual intenso ou sugestivo – ou contato visual aumentado;
- Aumento do contacto físico como, por exemplo, encontram ou criam oportunidades para se tocarem, mesmo que sejam toques não sexuais;
- Toques “acidentais”, que podem servir de teste para verem se o sentimento é, de fato, mútuo;
- Tem sonhos eróticos ou fantasiar sobre sua crush de uma forma sexual;
- Sonha acordada sobre passar tempo com a outra pessoa de uma forma que não seja sexual;
- Aumentam o flirt ou os jogos de sedução;
- Uma ou ambas as partes podem mudar a voz ou cadência da fala;
- Faz mais tentativas para contar piadas e ser engraçada;
- Sentem-se constrangidos quando estão perto um do outro;
- Pele corada e ruborizada;
- Linguagem corporal aberta;
- Inclinarem-se para perto um do outro;
- Aumento da temperatura corporal;
- Removem as barreiras físicas entre vocês;
- Sentem-se ‘tontos’ e riem.se muito quando estão perto um do outro;
- Há um sentimento de “tabu” e sigilo entre vocês.
Além disso, Kate Balestrieri afirma que os sinais de atração nem sempre se referem apenas ao toque sexual, linguagem ou insinuação, mas geralmente são exibidos através do flirt básico. Isso significa que pode ser algo tão simples quanto sentir ‘borboletas no estômago’ ou rir mais. “Flirtar com alguém e ter seus flirts correspondidos pode ser libertador e desinibidor, e pode ser um convite a mais humor ou ‘joie de vivre’ em geral”.
A psicóloga e terapeuta sexual certificada partilha mais um sinal de tensão sexual: a vossa química está num estado de sigilo. “Apesar de a maioria das pessoas à vossa volta conseguir perceber a tensão sexual, muitas vezes, parece que é um jogo privado e um segredo para dois”. Em parte, acrescenta, é isto que torna tudo tão excitante.