Desde o início da pandemia da Covid-19 que se registaram grandes aumentos no que toca aos níveis de ansiedade da população, no geral. E isso, para muitos, refletiu-se no sono – e nos sonhos! Muitas pessoas reportaram sonhos mais vívidos, nesta altura, e uma recente pesquisa da Sapienza University de Roma revelou os 7 temas mais comuns dos mesmos.
Os investigadores entrevistaram 598 pessoas entre os 18 e os 70 anos, desde o final de abril de 2020 – uma das alturas mais dramáticas da pandemia em Itália. Além dos sonhos, as pessoas responderam a questões relacionadas com os medos de adoecer ou ver aqueles de quem gostam doentes. Avaliou-se ansiedade, depressão e preocupação.
Dos mais de 1000 sonhos “recolhidos”, estes foram os principais temas:
- Relacionamentos – desde os amorosos, aos de amizade ou familiares. Muitos incluíam cenas perturbantes, como traições ou violência. Outros, mostravam cenas felizes, como que a traduzir o desejo de uma maior proximidade, algo que a pandemia veio limitar.
- Ambiente humano – locais familiares foram frequentes nos sonhos – desde as próprias casas a espaços como aeroportos ou hospitais. Sentimentos de perda de controlo também eram comuns nestes casos, bem como cenas pós apocalípticas.
- Natureza – temas associados aos quatro elementos (terraa, fogo, ar e água) foram comuns, sobtretudo incluíndo catástrofes naturais.
- Desafios – a dificuldade para superar obstáculos foi algo com que as pessoas sonharam muito durante a pandemia, incluíndo resolver puzzles ou enigmas. Também surgiram associadas as viagens com perda de bilhetes ou medos de descoberta de falsa identidade.
- Covid-19 – os sonhos com o próprio vírus também aconteceram com frequência, surgindo o medo do contágio e a atitude despreocupada de outros, como tossir sem cuidados. Houve também preocupações com a própria segurança/ morte e dos entes queridos.
- Violência – agressões físicas e sexuais também apareceram frequentemente nos sonhos das pessoas. Assassinatos, cenários de guerra e tortura também.
- Experiências físicas – o medo da contaminação levou a que muitos sonhassem com a doença, levando a sensações físicas incomuns. Sonhos com a boca e dentes aconteceram com frequência e , em muitos, também os animais eram afetados de formas estranhas.