Somos fascinados por pessoas sobredotadas, desde aquelas que têm talentos incomuns até àquelas capazes de dominar muitas disciplinas. Mas o que as torna tão diferentes?
Um estudo recente publicado na revista científica High Ability Studies explora a conexão entre o Modelo dos Cinco Fatores de Personalidade — abertura, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo ou instabilidade emocional — e a inteligência acima da média. Os resultados apontam os motivos para um dos Big Five da Psicologia ser uma peça particularmente importante para montar este puzzle.
De acordo com a pesquisa, a abertura para a experiência foi a única característica correlacionada com capacidades intelectuais acima daquilo que é considerado normal. Isto porque se trata de um componente chave da inteligência, contribuindo para a criatividade e a capacidade de considerar múltiplas opções e perspetivas. Além disso, encaixa-se na propensão que as pessoas dotadas têm para a complexidade e para o pensamento divergente, bem como para verem coisas que passam despercebidas aos outros.