A auto-sabotagem ocorre quando alguém impede o próprio sucesso. Quando as pessoas tomam medidas destrutivas, esse comportamento pode impactar negativamente quase todas as partes das suas vidas, incluindo os relacionamentos e a carreira.
“As pessoas sabotam-se por várias razões como, por exemplo, medo do sucesso e baixa auto-eficácia”, explica a psicóloga clínica e forense Ahona Guha à revista Psychology Today.
A especialista partilha ainda quatro formas simples de ajudar outra pessoa — ou a si mesma — a parar de ser a sua maior inimiga.
- Identificar e compreender o padrão
O primeiro passo para combater a auto-sabotagem é entender onde esse padrão aparece e o que está por detrás dele. É improvável que esteja a sabotar todas as áreas da sua vida o tempo todo. Quais são as áreas mais afetadas? O que diferencia essas áreas das áreas de maior competência? O que está por detrás de sua auto-sabotagem? - Considerar o custo
O que é que vai perder, ou deixará de ganhar, se continuar a agir da maneira atual? - Esclarecer valores e objetivos
Se você luta rotineiramente para se comprometer com ações ou cumprir metas, pode ser útil esclarecer os seus valores e garantir estes estão alinhados com os seus objetivos. É mais provável que nos comprometamos com ações orientadas por valor do que com metas baseadas em evasão ou comparação. É útil parar e considerar todos os benefícios que um objetivo ou padrão de comportamento trará para a sua vida e como é que ele se encaixa na grande perspetiva que tem para a sua vida. - Comportar-se ao contrário
Se perceber que costuma sabotar-se, anote como é que o faz. Descreva a dificuldade com o máximo de detalhes possível e formule um plano para agir de forma contrária. A melhor maneira de quebrar padrões comportamentais é comportamentalmente. A cognição, o entendimento e a emoção são componentes importantes disto mas, no final das contas, eventualmente, temos de começar a mudar comportamentos para vermos progresso na lutaa contra padrões de auto-sabotagem.