Muitas mulheres têm uma relação complicada com o próprio corpo. Esta jornada não se resume ao amor ou ao ódio, sendo que tem muitas áreas cinzentas pelo meio. É possível que goste de umas partes e deteste outras. Ou talvez não seja fã da aparência do seu corpo, mas tem respeito pelo facto de ele ter carregado duas crianças.
“Não existe uma maneira certa ou errada de se sentir em relação ao seu corpo”, afirma Chloe Brotheridge, hipnoterapeuta e especialista em ansiedade, num artigo para a revista Psychology Today. “Muitos dos seus sentimentos provavelmente são inconscientes e pode nem sequer estar ciente deles, mas eles estão lá, a influenciar o seu dia a dia“.
Segundo a especialista, uma pessoa pode nem sequer perceber o quão negativa é a imagem que tem de si mesma, especialmente se os pensamentos se tornam uma espécie de segunda natureza. Por isso mesmo, partilha um teste simples que ajuda a identificar a baixa confiança em relação ao corpo.
“Escreva 10 palavras que descrevam o seu corpo numa folha de papel. Olhe para elas. Usou maioritariamente palavras positivas ou negativas? Focou-se na aparência do seu corpo ou naquilo que ele consegue atingir?” Se percebeu que os resultados apontam para um problema, é altura de resolvê-lo. Como? Conheça as sugestões de Brotheridge neste artigo com 7 passos para as mulheres se sentirem mas confortáveis na própria pele.