![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2022/07/220706_284667555_162152439619999_6998152254819091989_n-864x1080.jpg)
Manter uma conversa com alguém parece ser algo básico, certo? Porém, não é bem assim. Seja para os mais introvertidos ou para aqueles que, simplesmente, consideram o ato de conversar algo bastante exigente, esta pode ser uma tarefa social que precisa de algum trabalho.
De acordo com o psicólogo Guy Winch, “todos temos diferentes níveis de competências sociais. Algumas pessoas são naturalmente carismáticas e conversam facilmente com os outros. Outras, podem ser extroverdidas e, ainda assim, socialmente constrangidos. Também pode haver quem considere determinadas interações sociais demasiado exigentes e pouco gratificantes“.
Ora, a verdade é que, não podendo ter o mesmo nível de compatibilidade com toda a gente, podemos adotar certos truques para que as conversas fluam com maior naturalidade. Confira as dicas do especialista:
- Seja um melhor ouvinte. Preste atenção ao que o outro diz, em vez de se focar naquilo que pretende dizer em seguida.
- Apoie a outra pessoa. Tenha em atenção os sentimentos do outro e valide-os.
- Dê continuação. Numa próxima conversa, procure saber algo mais sobre um tema que tenha sido abordado no encontro anterior.
- Encontre semelhanças. Procure encontrar interesses comuns com o outro para que tenham mais tema de conversa.
- Tenha atenção à linguagem corporal. Faça contacto visual e acene enquanto o outro fale, para mostrar que está a prestar atenção.
- Deixe o telemóvel. Olhar frequentemente para o telemóvel deixa o outro com a sensação de que não o está a ouvir com atenção. Evite fazê-lo durante uma conversa.
- Não domine toda a conversa, tente que seja um diálogo equilibrado.