Num texto para a Psychology Today, a psicóloga Theresa E. DiDonato falou sobre um tema sobre o qual muitos de nós nos questionamos: porque é que as pessoas traem? Numa altura em que as relações abertas e poliamorosas são cada vez mais faladas, a especialista apontou 8 causas para este que é um dos mais temidos temas, sobretudo em relações monógamas.
DiDonato baseou-se numa recente investigação que questionou quase 500 indivíduos, maioritarioamente heterossexuais, acerca de experiências de traição passadas. Para fazer parte do estudo, já ter sido infiel era um requisito, pelo que cerca de 95% dos participantes deram exemplos pessoais de infidelidade. E foi, precisamente, destes inquéritos que surgiram as sugestões dos principais motivos que levam alguém a trair:
1 – Deixar de estar apaixonado
Por vezes, algum défice na relação atual faz com que uma das partes (ou ambas) procure algo mais com outra pessoa. 77% dos participantes revelaram que a falta de amor pelo companheiro e/ou uma paixão maior por outra pessoa foram as principais razões para trair.
2 – Para contrariar o aborrecimento
74% dos inquiridos disseram que procurar variedade, pela monotonia da relação estável, também os levou a trair. Mais homens elegeram este motivo, em comparação com mulheres.
3 – Sentir-se negligenciado
Sentir-se negligenciado ou com falta de atenção por parte do companheiro foi eleito como motivo para a traição por 70% das pessoas. Neste caso, foram mais as mulheres a elegê-lo, em comparação com os homens.
4 – Impulsividade
Nem todas as traições são premeditadas. Impulsos do momento também foram eleitos por 70% dos inquiridos. Isto inclui situações em que ingeriram álcool ou mesmo em que lhes surgiu, inesperadamente, a oportunidade de estar com outra pessoa. Mais homens que mulheres responderam isto.
5 – Aumentar auto-estima
57% dos participantes deram esta resposta – queriam aumentar a autoestima e o ego e viram na traiçãoo uma boa oportunidade para tal.
6 – Por raiva
43% elegeram a raiva como motivo da infidelidade – isto é, a traição foi uma forma de vingança ou mesmo de castigar o parceiro.
7 – Não se sentir comprometido
A falta de compromisso para com o outro levou 41% dos inquiridos a trair. E este parece ser um motivo que anda de mãos dadas com o primeiro, a falta de amor ou paixão.
8 – Desejo sexual
32% das pessoas disseram ter traído por desejo sexual por uma terceira pessoa, algo que pode estar associado a insatisfação com a intimidade na relação estável. Mais homens que mulheres responderam isto.