O bebé adormeceu, finalmente! E nós mal podemos esperar pelo merecido descanso. Afinal, o bebé não tarda está a acordar novamente para comer e não há tempo a perder. Aí é que está o grande desafio: transferi-lo para o berço sem que volte a acordar. Não é uma tarefa a menosprezar, porque as tentativas falhadas tornam-se mais frustrantes à medida que o nosso cansaço aumenta.
Para nos guiar nesta difícil tarefa, Heidi Murkoff, autora da famosa ‘bíblia’ ‘O que esperar no primeiro ano do bebé’ (Casa das Letras) – adaptado à realidade portuguesa pela médica pediatra Leonor Levy – partilha connosco alguns truques que podem fazer toda a diferença na hora de transferir pacificamente o bebé para a sua caminha.
- Elevar o colchão – Quanto mais alto, mais fácil será passar tranquilamente o bebé para o berço. Murkoff aconselha que fique a pelo menos 10 cm abaixo do rebordo superior da cama e alerta ainda: “Não se esqueça de o baixar quando o bebé já conseguir sentar-se”.
- Encurte a distância – Ou seja, de vai dar de mamar ou adormecê-lo ao colo, não se distancie muito do berço. “Quanto maior for a distância entre o sítio que o bebé adormece e o sítio em que vai deitá-lo, mais oportunidades haverá de ele acordar.”
- Sente-se bem. “Alimente ou embale o bebé sempre numa cadeira ou sofá do qual consiga levantar-se suavemente, sem o perturbar.” Se se sentar num sítio muito baixinho, por exemplo, vai fazer um esforço tal a levantar-se que o mais certo é o seu filho acordar com a turbulência.
- Escolha bem o lado. Veja com que braço lhe dá mais jeito deitar o bebé e adormeça-o de acordo com isso. Se o bebé adormeceu a mamar para o lado errado, mude-o de posição ainda sentada e embale-o novamente antes de o passar para o berço.
- Mantenha o contacto. Passar um bebé que está aninhado no seu colo para um colchão frio pode facilmente correr mal. Por isso deite-o devagar e mantenha o contacto físico até ter a certeza de que continua a dormir. “Deixe as mão junto do corpo dele mais uns instantes e dê-lhe umas palmadinhas suaves se ele começar a mexer-se.”
- Continue a cantar – Se adormeceu o seu bebé com uma canção de embalar, então continue a cantar no caminho até ao berço. “Ele pouco se importará se for desafinada ou não se lembrar bem da letra.”