O dinheiro é um dos principais pontos de discórdia entre casais. Mas esta é só a ponta do iceberg: importa perceber os motivos que levam a tais discussões.
Segundo a psicóloga clínica Barbara Greenberg, a capacidade de identificar os temas ajuda a preparar a discussão dos mesmos. “Se temos dificuldade em descrever aquilo que nos perturba, menor é a probabilidade de se resolver o problema”, diz revista “Psychology Today”.
Numa tentativa de chegar ao cerne da questão, Johanna Peetz, professora catedrática de Psicologia na Universidade de Carleton, no Canadá, e um grupo de investigadores conduziram dois estudos. No primeiro, reuniram relatos de brigas sobre dinheiro, publicados no Reddit. A partir desse conjunto de dados, o grupo conseguiu identificar dois temas abrangentes relacionados com as disputas em questão: preocupações sobre equidade e responsabilidade percebida.
Eis muitos dos problemas identificados, que se enquadram em cada um desses dois temas abrangentes:
Preocupações sobre equidade
- Aflição sobre contribuições relativas;
- Preocupações sobre quem paga as despesas principais e contínuas;
- Despesas excecionais, como casas e carros;
- Termos do acordo como, por exemplo, se o casal combina finanças;
- Emprego e rendimento, que inclui rendimentos insuficientes ou a incapacidade de arranjar um emprego;
- Valores diferentes, que incluem atitudes sobre como economizar dinheiro e como priorizar as compras;
- Decisões financeiras unilaterais, como gastos secretos.
Irresponsabilidade percebida
- Planeamento;
- Dívidas;
- Orçamento;
- Não poupar;
- Compras pessoais;
- Gastos por impulso;
- Vício no jogo;
- Promessas quebradas.
No segundo estudo, os investigadores reuniram dados sobre áreas de conflito financeiro entre casais em relações sérias. Os dois temas abrangentes — preocupações sobre equidade e irresponsabilidade percebida — ressurgiram. Além disso, identificaram uma nova área de conflito: despesas mundanas. O termo descreve divergências sobre pequenas compras, como quanto dinheiro gastar numa festa de aniversário ou quem deve pagar as despesas com o carro.