Foto Pexels/Carlos Santiago

Esperámos toda a vida que a nossa filha herdasse o cabelo e os olhos da avó Maria e no fim de contas ela saiu a cara chapada da família do pai. Gostávamos que o irmão saísse ao avô Joaquim, e afinal, ó horror!, ele é a cara do tio Xavier. A ciência da hereditariedade geralmente troca-nos as voltas: os filhos nunca saem exactamente como nós esperamos. Às vezes um irmão é a cara da mãe, o outro a cara do pai, o terceiro uma boa mistura, o quarto não é a cara de nenhum deles, mas isso não quer dizer que não tenham todos o mesmo pai e a mesma mãe.
É que as coisas nem sempre são tão simples quanto isso: os genes herdados podem ter-se combinado de maneira original em relação ao resto da família.

Segundo o site da Parents, no artigo ‘How Genes Determine What Your Baby Will Look Like?’ ainda há muito por descobrir acerca dos genes, mas já é possível deteminar com antecedência certos traços que podem ser herdados. “Os genes decidem como o bebé vai ser, mas continuam muito imprevisíveis. Cada bebé herda genes do pai e da mãe, mas os genes manifestam-se de forma diferente.” Se tudo acontecesse da mesma forma, irmãos do mesmo pai e da mesma mãe seriam iguais, e muitos de nós sabemos como se pode ser diferente de um irmão… Além de que há muita coisa que se transforma ao longo da vida de uma pessoa.

COMO TUDO COMEÇA
Cada traço nosso vem do encontro de dois genes, um do pai, outro da mãe. No momento da fecundação, a célula masculina (espermatozóide) e a feminina (óvulo) transportam cada uma 23 cromossomas e milhares de genes. Tanto no óvulo como no espermatozóide há um par de cromossomas que irão determinar o sexo: os do espermatozóide podem ser X ou Y, os do óvulo são sempre X. Se o espermatozóide que fecunda o óvulo tem cromossomas Y, a criança será sexualmente rapaz.

A CULPA É DA MATEMÁTICA
O facto de se ser rapaz ou rapariga resulta apenas de duas combinações possíveis, mas o mesmo não acontece com outros traços.
Quando os genes se cruzam, o mais forte irá dominar o mais fraco e, entre estes dois, o gene que ‘ganha’ e aparece é o dominante, sendo o outro chamado recessivo. Um factor dominante significa que se combinaram dois genes dominantes ou um dominante e outro recessivo. Se um traço é recessivo, a pessoa precisa de herdar duas cópias do gene para revelar esse traço.
Por exemplo: o João, de olhos castanhos, casa com a Joana, de olhos azuis. Há várias ‘possibilidades’ de filhos: um filho pode ter olhos escuros, que é o gene dominante.
Outro filho pode ter um gene dominante e outro recessivo: terá olhos escuros e o traço ‘mudo’ dos olhos azuis não manifestado.
Outro filho pode herdar os dois genes recessivos: poderá herdar olhos azuis se houver um avô inglês de um lado e um sueco do outro, por exemplo; o gene dos olhos azuis é recessivo, mas ambos os pais podem transportá-lo. Com tudo isto dentro do saco, a Natureza orienta-se segundo os elementos de que dispõe. Porque é que uma versão do gene é dominante e outra é recessiva? Isso está ligado à composição bioquímica dos genes: a proteína do gene dominante tem um efeito mais forte do que a do gene recessivo. Mesmo se os dois pais tiverem olhos castanhos, um bebé pode ter olhos azuis, se ambos os pais tiverem genes recessivos azuis.
Mas nem sempre as coisas são assim tão básicas: a pigmentação da pele e do cabelo, por exemplo, não depende de um só gene, mas da soma de diferentes tipos de genes herdados de várias gerações. Quantos mais genes de melanina o bebé herdar mais escuro irá ser o cabelo. Como se vê, a matemática domina grande parte daquilo que somos.

GENES MUTANTES
Às vezes pode acontecer que durante a multiplicação celular um dos cromossomas perca determinado gene responsável por um processo vital. A deficiência pode ser corrigida pelo cromossoma do parceiro, mas a mutação será transmitida à geração seguinte.
Os defeitos genéticos são recessivos a Natureza ‘prefere’ naturalmente aquilo que nos ajuda a sobreviver, mas podem manifestar-se quando se cruzam dois gâmetas (ou seja, células sexuais: espermatozóide e óvulo) com genes recessivos dessa deficiência.
É por isso que se evita a consanguinidade, pois o casamento entre pessoas da mesma família eleva a possibilidade de dois genes recessivos se encontrarem.
Determinadas aptidões, como tocar bem piano, ser bom a Matemática ou ter facilidade em línguas, também podem ter uma base genética, mas, atenção!, como quase toda a gente já reparou, sem trabalho não há nenhum ‘gene da Matemática’ que nos acuda. Portanto, muito do que nós somos já vem inscrito no nosso código genético, mas muito mais nos espera cá fora, consoante o uso que fazemos, ou não, da nossa herança.

UM SACO DE ERVILHAS
Há muito tempo sabia-se que os filhos saíam ao pai e à mãe, mas não se sabia exactamente como nem porquê. Segundo a teoria de Darwin, a Natureza era uma espécie de pintor que combinava cores: assim, um pai de olhos castanhos com uma mãe de olhos azuis daria sempre um filho de olhos verdes. Foi preciso chegar um monge austríaco, Gregor Mendel, que resolveu dedicar-se ao estudo das ervilhas para tentar descobrir os padrões de hereditariedade. Porque é que ele escolheu as ervilhas, que nem sequer têm olhos ou cabelo? Porque tinham uma variedade simples de características e germinavam depressa.
Mendel observou que as características eram passadas de geração em geração em forma de unidades individuais, que não são diluídas. Assim, ervilhas amarelas cruzadas com ervilhas verdes não dão ervilhas verde-amareladas, mas ervilhas amarelas. Também constatou que as ervilhas tinham ‘memória’ geracional: havia traços das ervilhas ‘avós’ que passavam para as ervilhas ‘netas’, saltando uma geração.

CÓDIGO SECRETO
Mais tarde inventou-se o termo ‘genes’ e também se descobriu o que acontece quando um espermatozóide fertiliza o óvulo e os cromossomas se combinam. No século XX, Watson e Crick descobriram a estrutura do ADN. Em cada célula humana existem 23 pares de cromossomas. A componente principal de cada cromossoma é o ADN (ácido desoxirribonucleico), que tem a forma de uma hélice dupla e que irá codificar e organizar os genes. Temos milhares de genes no núcleo de cada célula.
Mas não somos assim tão diferentes: os quase oito mil milhões de habitantes da Terra partilham 99,9% do seu genoma e apenas 0,1% varia de pessoa para pessoa, segundo o que herdámos dos nossos pais. De qualquer maneira, esse 0,1% que não partilhamos é aquilo que, para nós e entre nós, faz a diferença.

Se quer mesmo ter uma ideia da cara do seu filho antes de ele nascer, pode entreter-se a fazer a árvore genealógica dele. Além de divertido, vai fazer com que não o deserde se lhe sair um sardento na rifa e nenhum dos pais tiver sardas…

O QUE É QUE ESTÁ ESCRITO NO TESTAMENTO GENÉTICO?

O CABELO
Os encaracolados dominam sobre os lisos e os escuros sobre os claros.
O cabelo escuro domina ainda sobre o ruivo e o ruivo domina sobre o louro.
Se a mãe tem caracóis, mas parentes de cabelo liso, e o pai tem cabelo liso, há possibilidades iguais para ambos os tipos de cabelo. Caso a família de um dos pais tenha cabelo escuro, o mais provável é que os filhos tenham também cabelo escuro. Mas o que é engraçado com o cabelo e não acontece por exemplo com os olhos, é que pode ainda mudar de cor com a idade (quantas pessoas não conhecemos que foram loiras durante a infância e viram o cabelo escurecer depois disso?). Isto acontece porque as hormonas de crescimento podem ativar os genes que fazem com que o cabelo seja mais escuro ou mais encaracolado.

OLHOS
Os escuros dominam sobre os claros.
Se a família de um dos pais tem olhos escuros, é provável que os filhos tenham olhos escuros, mesmo se os da mãe forem azuis. Mas a cor dos olhos é uma das características mais misteriosas e variáveis: existem casais de olhos azuis com filhos de olhos castanhos, e muitas cores intermédias como cinzento, certos tons de castanho-claro e de verde ainda não estão bem explicadas.

SINAIS PARTICULARES
As ‘covinhas’ são dominantes sobre a inexistência de covinhas, as sardas são dominantes sobre as não-sardas, a visão normal é dominante sobre a miopia, os lábios grossos sobre os lábios finos. Mas como vimos, pode haver muitas variantes.

ALTURA E PESO
São codificados por múltiplos genes e mais difíceis de prever, e podem ser modificados pelo ambiente, tipo de alimentação e de exercício físico. Se um recém-nascido nascer grande e pesado, por exemplo, isso não significa necessariamente que vá ser um adulto alto.

No entanto, há dois indicadores engraçados. Segundo a Associação Americana de Pediatria, para saber que altura terá o seu filho em adulto multiplique por dois a sua altura aos 2 anos. Outro indicador: some a altura dos dois pais e divida por dois. A esse número some 6 cm para um bebé rapaz ou subtraia 6 cm para um bebé rapariga. Mesmo assim, há muitos fatores que podem influenciar este número, pelo que mesmo neste caso a ‘bola de cristal’, como todas as bolas de cristal, é pouco fiável.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Família real do Mónaco reúne-se para as comemorações do Dia Nacional

Família real do Mónaco reúne-se para as comemorações do Dia Nacional

Na CARAS desta semana, Cláudia Vieira: “O João é o pilar necessário na minha vida”

Na CARAS desta semana, Cláudia Vieira: “O João é o pilar necessário na minha vida”

Cascais Opera em Paris - Corações ao alto na terra de Bizet

Cascais Opera em Paris - Corações ao alto na terra de Bizet

INDOMÁVEIS 3: COMO INIMIGOS SE TORNAM AMIGOS

INDOMÁVEIS 3: COMO INIMIGOS SE TORNAM AMIGOS

Xiaomi 14T Pro: um topo de gama mais acessível

Xiaomi 14T Pro: um topo de gama mais acessível

Air Fryer: Receita de palitos crocantes de curgete

Air Fryer: Receita de palitos crocantes de curgete

Desejo de comer doces? A culpa pode ser um gene

Desejo de comer doces? A culpa pode ser um gene

Fashion Clinic Home: novo espaço em Lisboa

Fashion Clinic Home: novo espaço em Lisboa

Últimas emoções de

Últimas emoções de "Cacau": Tiago pede perdão a Cacau e descobre que ela está grávida

A relação entre o burnout e o perfecionismo, explicada por uma psicoterapeuta

A relação entre o burnout e o perfecionismo, explicada por uma psicoterapeuta

Nova edição: Novembro assinala o 28º aniversário da Caras Decoração

Nova edição: Novembro assinala o 28º aniversário da Caras Decoração

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Maria Botelho Moniz e Pedro Bianchi Prata celebram 1 ano de Vicente

Maria Botelho Moniz e Pedro Bianchi Prata celebram 1 ano de Vicente

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Os cobertores pesados têm mesmo impacto na qualidade do sono e na saúde mental? Nova investigação diz que sim

Os cobertores pesados têm mesmo impacto na qualidade do sono e na saúde mental? Nova investigação diz que sim

Sapatos coloridos com franjas e botas vintage. A Maray leva a sua irreverência ao bairro de Alvalade

Sapatos coloridos com franjas e botas vintage. A Maray leva a sua irreverência ao bairro de Alvalade

Cidade de Um só Planeta

Cidade de Um só Planeta

"Dune: Prophecy": As mulheres enchem o ecrã na nova série da Max

E-Rally Alentejo Central: as melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot

E-Rally Alentejo Central: as melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot

Arnaldo Antunes:

Arnaldo Antunes: "Na poesia parece que a palavra cria uma opacidade, coisifica o que está apontando"

Fosso salarial continua a agravar-se: a partir de hoje, as mulheres em Portugal estão a trabalhar de graça

Fosso salarial continua a agravar-se: a partir de hoje, as mulheres em Portugal estão a trabalhar de graça

Em

Em "A Promessa" Laura pede o divórcio a Tomás

Windows 365 Link: O mini computador de €330 da Microsoft

Windows 365 Link: O mini computador de €330 da Microsoft

Palacete Severo: O novo boutique hotel do Porto junta arte e gastronomia

Palacete Severo: O novo boutique hotel do Porto junta arte e gastronomia

Em Paris, um pequeno apartamento de 60m2 dominado pela cor

Em Paris, um pequeno apartamento de 60m2 dominado pela cor

Como proteger as praias? Com ciência e natureza

Como proteger as praias? Com ciência e natureza

Comporta: Praia

Comporta: Praia "trancada" agita milionários

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Os livros da VISÃO Júnior: Ideias para ler nas tarde de outono

Os livros da VISÃO Júnior: Ideias para ler nas tarde de outono

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Vinhos: Quem tudo quer…

Vinhos: Quem tudo quer…

O Pêra-Manca ainda é especial?

O Pêra-Manca ainda é especial?

Halle Berry desfila para Elie Saab com o vestido que usou nos Óscares de 2002

Halle Berry desfila para Elie Saab com o vestido que usou nos Óscares de 2002

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Ford Mustang Mach-E com BlueCruise: Conduzir (em Portugal) sem tocar no volante

Ford Mustang Mach-E com BlueCruise: Conduzir (em Portugal) sem tocar no volante

VOLT Live: a proposta de um novo modelo para a rede de carregamento, o Alpine A290 e o que é o V2L

VOLT Live: a proposta de um novo modelo para a rede de carregamento, o Alpine A290 e o que é o V2L

Pedro Mexia:

Pedro Mexia: "A memória não é totalmente confiável. E isso é uma dimensão que me interessa muito"

Kate resgata joias da princesa Diana e de Isabel II para o Dia do Armistício

Kate resgata joias da princesa Diana e de Isabel II para o Dia do Armistício

Família Ribeiro Telles de luto: momentos de emoção no funeral do bebé Vicente

Família Ribeiro Telles de luto: momentos de emoção no funeral do bebé Vicente

Aí estão as COP. E não podiam vir em pior altura

Aí estão as COP. E não podiam vir em pior altura

MARIA MOISÉS

MARIA MOISÉS

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Celebrar o Natal com magia e elegância

Celebrar o Natal com magia e elegância

Xiaomi, Sony, Bose e Nothing à prova: Os melhores auriculares sem fios dos €60 aos €250

Xiaomi, Sony, Bose e Nothing à prova: Os melhores auriculares sem fios dos €60 aos €250

BYD Sealion 7: a verdadeira versão SUV do Seal

BYD Sealion 7: a verdadeira versão SUV do Seal

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites