–
Já ouviu falar em pré-reciclar? Significa que, no acto da compra, já deve escolher produtos biodegradáveis ou que evitem o máximo de lixo possível.
– Apoie os pequenos agricultores locais e as explorações biológicas. Os produtos biológicos são feitos sem pesticidas e adubos sintéticos, que poluem os solos e prejudicam a saúde.
– Use os seus próprios sacos das compras (de pano, alcofas de vime) em vez de trazer a habitual resma de sacos de plástico do supermercado.
– Dê preferência à compra de artigos sem embalagem ou em que esta é simples e pequena.
– Evite ou elimine de vez a compra de produtos descartáveis, como fraldas ou lâminas de barbear.
– O plástico só pode ser reciclado por um número limitado de vezes. As embalagens de plástico têm um triângulo estampado que indica que são recicláveis. Prefira as embalagens com o número 1 ou 2 estampados dentro desse triângulo.
– Poupe dinheiro e salve o meio ambiente: prefira as pilhas ou baterias recarregáveis e os aparelhos que já vêem preparados para elas.
– Não compre produtos provenientes de florestas tropicais, como móveis feitos de madeiras exóticas.
– Risque os copos de plástico e de fibra de vidro da sua lista de compras. Sabia que, se dispuséssemos em fila todos os copos de plástico que são produzidos por dia, em todo o mundo, ela daria a volta ao planeta?
– Invista em detergentes para roupa e louça biodegradáveis. Já se vendem em lojas de produtos biológicos.