Saia a bem do seu emprego

Sair com elegância da sua empresa pode ser fundamental para a sua carreira porque, em muitos casos, a última impressão é a que fica. Faltas de respeito, não avisar o chefe da saída dentro dos prazos legais e deixar trabalhos a meio podem ser fatais para o seu curriculum. A fim de evitar precipitações, leve em linha de conta algumas regras de conduta que preparámos especialmente para si e que podem ajudá-la a minimizar os estragos na hora da partida.

ESTÁ A SER PERSEGUIDA



Se está há anos sem ser promovida nem aumentada, não é incumbida de tarefas relevantes nem convocada para reuniões, deve ficar des obreaviso. O quadro fica ainda mais negro se o seu trabalho está sempre a ser criticado e ainda mais se for recorrentemente desautorizada perante subordinados, mas fica verdadeiramente insuportável quando todos os seus esforços e sugestões são ignorados e o chefe até evita cruzar-se consigo.



O que fazer – Não espere que as relações se degradem e tome providências porque a paciência tem limites. Quando o ambiente de trabalho é desgastante e confrangedor, mais cedo ou mais tarde, vai transformar-se numa pessoa amarga e irascível criando à sua volta uma imagem errada de si. Mexa-se para arranjar um novo posto de trabalho (quando se está empregada é mais fácil) e marque uma reunião a sós com o seu chefe.

Como actuar – Quandoo problema reside exclusivamente no mau relacionamento com o seu chefe, não deixe a corda esticar até ao limite. Para a maioria das pessoas, diferenças de personalidade e de opiniões inviabilizam a boa convivência profissional. Sempre que isso acontece, fale só de trabalho para não entrar em litígio, mas se mesmo assim não conseguir evitar o confronto, converse com o chefe e sejas incera: diga-lhe que está preocupada e que gostaria de melhorar o ambiente de trabalho. Alguns chefes gostam desta subserviência por necessidade de afirmação.

Na saída – Se chegarà conclusão que a sua saída da empresa é a única alternativa, tem duas opções:espera que a despeçam ou negoceia a sua rescisão do contrato. Normalmente a segunda hipótese é melhor para manter o curriculum limpo e também muito menos desgastante. " A saída por mútuo acordo implica quase sempre uma indemnização em função do tempo de serviço negociada entre a entidade patronal e o trabalhador", informa Eduardo G., responsável pelo Gabinete de Recursos Humanos de uma grande empresa. Nestes casos, é o próprio chefe – aliviado com a sua saída – que costuma dar boas referências de si ao futuro empregador. E nunca se esqueça: Por mais que tenha sido perseguida e injustiçada, nunca saia do seu emprego a espumar e muito menos aos gritos com ninguém. Reserve os comentários para os amigos.

A GOTA DE ÁGUA



As razões para isso podem ser as mais variadas e diferem de pessoa para pessoa, porém os sintomas são comuns à maioria dos mortais: desmotivação, cansaço e nervosismo permanente, que se manifesta quase sempre com atitudes de cólera e palavras furiosas para o chefe e também para os colegas. Ir para o local de trabalho deixa de ser um prazer para se transformar numa verdadeira dor de cabeça.

O que fazer – Não espere que a situação bata no fundo para procurar outra colocação até porque, nessas condições, o seu desempenho, a sua saúde mental e a maneira de lidar com os outros podem degradar-se tanto que corre o risco de ser demitida e até de criar inimizades para o resto da vida. "O pior é que quem está saturado, tem tendência para agarrar a primeira oportunidade de mudança que surge no seu percurso, fazendo, quase sempre, péssimas escolhas", adverte Eduardo G. O ideal é dispor de algumas horas por semana para procurar novo emprego, ou tire uns dias de férias para se dedicar a tempo inteiro a isso, mas não fale do assunto com ninguém e muito menos com os seus colegas de trabalho.

Como actuar – Se tomou mesmo a decisão de abandonar o seu emprego, não entre em detalhes sobre os motivos do seu descontentamento, pois, nessas situações, os mais instalado spodem não concordar com as suas razões e a sua franqueza pode criar alguns ressentimentos que acabam por ser prejudiciais para si. Antes de partir, diga ao seu chefe que a experiência foi gratificante e muito enriquecedora do ponto de vista humano e profissional, mas que deseja dedicar-se a outros projectos para diversificar o seu trabalho e assim poder desenvolver outras capacidades.

Na saída – Se estiver prestes a sair do seu local de trabalho sem ter outro garantido, não revele isso a ninguém e muito menos ao chefe, pois ficará clara a sua extrema insatisfação ou então vão pensar que é uma irresponsável. Lembre-se que a melhor altura para tomar uma decisão destas é entre Outubro e Maio, porque nos meses de férias normalmente não se admite ninguém. Depende naturalmente das empresas, porque as que trabalham com o turismo têm no Verão a sua época alta. Esforce-se por conseguir uma colocação rapidamente porque para além dos inevitáveis prejuízos financeiros, ficar vários meses em casa não é recomendável para o curriculum nem para o bem-estar emocional de ninguém. Como o mercado de trabalho não está fácil, se isso lhe acontecer, aproveite o período de férias forçadas para fazer cursos intensivos de línguas, de reciclagem profissional ou para lhe redireccionar a carreira.

MUDAR PARA MELHOR



Melhor salário e funções mais estimulantes aguardam por si dentro de poucos dias mas isso não é desculpa para largar os projectos que tem em mãos, deixá-los a meio e passar o resto do tempo na empresa a falar do seu novo emprego e das enormes vantagens que a troca lhe vai trazer.

O que fazer – Antes de desatar a falar do seu novo emprego com os colegas informe primeiro o seu chefe. O segredo ainda é a alma do negócio, por isso resista à tentação de falar das coisas antes de tempo.

Como actuar – Mesmo que tenha decidido aceitar o outro emprego, não deixe transparecer que a decisão está tomada. Não perca a oportunidade de sublinhar o quanto lhe agrada o que está a fazer, embora possa comentar que está sempre aberta a novas propostas. Assim a troca poderá ser entendida, quer pelos colegas, quer pelo chefe, como uma nova experiência para a enriquecer profissionalmente. E nunca se esqueça de dizer que só vai trocar de emprego porque recebeu uma proposta irrecusável.

Na saída – Se optar pela mudança, evite fazer comentários sobre as vantagens do novo emprego e muito menos criticar a empresa actual. Os seus colegas vão continuar ali e podem considerar as suas observações desajustadas e grosseiras. No novo emprego nunca fale mal do anterior porque se o fizer é vista como alguém pouco confiável, além de estar a desvalorizar a sua própria história profissional. Se o seu cargo for de chefia, evite levar pessoas da antiga empresa para a nova porque isso será considerado antiético pelas duas.



Regras Gerais



Qualquer que seja o motivo da sua saída é aconselhável:



· Se o seu contrato de trabalho tem mais de seis meses, deve avisar o seu chefe sobre a sua demissão com 30 dias de antecedência. "Se o contrato for superior a dois anos, o aviso deve ser feito dois meses antes da sua saída. Claro que estes prazos podem ser diferentes se forem acordados no momento da rescisão", sublinha o mesmo responsável dos Recursos Humanos.



· Enquanto estiver no emprego, esforce-se por cumprir os horários e terminar o trabalho que tem em mãos, não deixando tarefas incompletas para os outros. Se estiver nomeio de um longo projecto, prepare relatórios sobre o andamento do trabalho e ofereça-se para informar correctamente o seu substituto.



· Não descuide a aparência e não perca o sorriso. Os outros não têm culpa que as coisas não lhe estejam a correr bem.





· Quando se desvincular da empresa não se esqueça de transferir as moradas para evitar visitas desnecessárias ao antigo local de trabalho para ir buscar o correio. A experiência ensina que quem volta parece sempre arrependida e pouco à vontade com a situação.





· Tente recolher os seus pertences e esvaziar a mesa ou o seu gabinete de trabalho fora da hora de expediente. Sem ninguém por perto é menos constrangedor.





Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Carlos Gil: reflexão entre opostos na ModaLisboa

Carlos Gil: reflexão entre opostos na ModaLisboa

'Bora dançar hip hop?

'Bora dançar hip hop?

Cascais Ópera:

Cascais Ópera:"Os jovens vão a concurso, não só para ganhar, mas também para serem conhecidos, terem oportunidades"

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

VOLT Live: A edição de 2025 do campeonato de carros elétricos e os novos incentivos para a aquisição de VEs

VOLT Live: A edição de 2025 do campeonato de carros elétricos e os novos incentivos para a aquisição de VEs

Asteroide que vai 'rasar' a Terra pode ser perigoso para a Lua

Asteroide que vai 'rasar' a Terra pode ser perigoso para a Lua

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

Associações ZERO e UVE alertam para risco de aumento de preços no carregamento de veículos elétricos

Associações ZERO e UVE alertam para risco de aumento de preços no carregamento de veículos elétricos

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

"A vida real de muitos da minha geração é que, depois de estudarem, têm de trabalhar em restaurantes, ou em alojamentos locais... Isto é tão injusto! Ficam fora da conversação cultural, ao contrário daqueles que têm dinheiro"

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

Consumo de peixe ligado a um melhor desenvolvimento comportamental nas crianças

Consumo de peixe ligado a um melhor desenvolvimento comportamental nas crianças

Os paradoxos do mercado de trabalho português

Os paradoxos do mercado de trabalho português

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Guelra First Floor: Chegar ao Japão, sem sair da mesa

Guelra First Floor: Chegar ao Japão, sem sair da mesa

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

CARAS Decoração: as novas peças desenhadas pelos irmãos Bouroullec para a Vitra

CARAS Decoração: as novas peças desenhadas pelos irmãos Bouroullec para a Vitra

CARAS Decoração: residência artística no coração do Marais em Paris

CARAS Decoração: residência artística no coração do Marais em Paris

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Exposição em Paris: ‘Lisboa não sejas francesa’

Exposição em Paris: ‘Lisboa não sejas francesa’

Três filmes nos cinemas para ver nesta semana

Três filmes nos cinemas para ver nesta semana

VISÃO Se7e: Ideias para aproveitar os 60 minutos de luz extra

VISÃO Se7e: Ideias para aproveitar os 60 minutos de luz extra

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

Empresa do Interior faz Investimentos Estratégicos que Resultam em Crescimento Exponencial. De 11M€ a 50M€, em 5 anos.

Empresa do Interior faz Investimentos Estratégicos que Resultam em Crescimento Exponencial. De 11M€ a 50M€, em 5 anos.

Marina Magro, Sky Portugal:

Marina Magro, Sky Portugal: "Às vezes, neste País temos a mentalidade muito pequenina de que não fazemos bem, mas somos muito bons nesta área. Temos engenheiros de sonho"

45 anos de Jornal de Letras

45 anos de Jornal de Letras

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Em

Em "A Promessa": Maria recebe um milhão de euros

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Filha transgénero de Naomi Watts e Liev Schreiber desfila pela primeira vez em Paris

Filha transgénero de Naomi Watts e Liev Schreiber desfila pela primeira vez em Paris

A importância do envolvimento dos colaboradores

A importância do envolvimento dos colaboradores

Teste: conheces o teu planeta?

Teste: conheces o teu planeta?

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Tarifar, retaliar, tarifar... A história (muito antiga) das guerras comerciais

Tarifar, retaliar, tarifar... A história (muito antiga) das guerras comerciais

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

David Beckham inicia as celebrações do seu 50.º aniversário na companhia da família e amigos

David Beckham inicia as celebrações do seu 50.º aniversário na companhia da família e amigos

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

Luís Carvalho:  a nova era do

Luís Carvalho: a nova era do "Office Workwear"

MEO EMPRESAS LANÇA 3ª EDIÇÃO DO 5G CHALLENGE PARA IMPULSIONAR A INOVAÇÃO

MEO EMPRESAS LANÇA 3ª EDIÇÃO DO 5G CHALLENGE PARA IMPULSIONAR A INOVAÇÃO