Vá a pé. Se tem a sorte de morar (relativamente) perto do trabalho ou da escola, faça um favor à sua saúde e ao Planeta e vá a pé ou de bicicleta. Os transportes públicos também devem ser sempre a opção privilegiada em vez do automóvel. Em tempos de aumento de preço dos combustíveis um litro poupado corresponde a cada vez mais euros no bolso ao fim do mês.
Dê boleia. Se não dá para ir a pé nem para usar transportes públicos pelo menos partilhe o carro. Além de diminuir o número de carros na estrada e aliviar os congestionamentos de trânsito, esta iniciativa poupa dinheiro e contribui para a socialização, seja das crianças ou dos vizinhos e adultos que viajem consigo.
Leva almoço de casa? Use utensílios reutilizáveis. Se leva o almoço num saco de plástico e usa guardanapos de papel ou copos de plástico, lembre-se que esses materiais não são ecológicos. E mesmo que sejam de papel, o facto de só poderem ser usados uma vez sobrecarrega o planeta porque serão gastos recursos para os transformar. Eles criam entre 114 a 227 gramas de lixo por dia e 46 quilos por ano! Solução: Em vez do saco de plástico leve um cesto reutilizável, prefira talheres e pratos de loiça que depois de lavados podem ser usados novamente e use guardanapos de pano.
Não imprima. Nunca é demais relembrar que só devemos imprimir em caso de necessidade extrema. Quando o fizer use os dois lados do papel. Por cada tonelada de papel reciclado poupam-se cerca de dezassete árvores! Aproveite as páginas impressas que já não precisa para fazer um bloco de notas.
Desligue o computador ao fim do dia de trabalho. Não o deixe em stand by (porque ainda assim gasta cerca de 7kw. Imagine quanta gastarão os milhões de computadores que existem) e esqueça os screen savers… estes foram criados não para poupar energia mas para proteger os ecrãs.
Recicle o material de escritório. Se a empresa/escola não tem uma política ambiental não fique sentada à espera, seja proactiva: fale com os seus colegas e arranjem duas ou três recipientes onde possam colocar os papéis, caixas vazias de cd… depois é só ver onde há os contentores de reciclagem mais próximos.
Beba o café numa caneca de louça. Para quê estar a usar os copos de plástico que irão formar uma pilha de resíduos quando pode beber um café ecológico usando uma caneca? Os copos feitos de espuma de estireno demoram nove gerações a decomporem-se.
Evite os elásticos de borracha. São quase todos feitos a partir do petróleo bruto.
Evite o giz. Além de causar alergias (uma das principais causas de absentismo escolar) pode provocar danos nos computadores. Sempre que possível deve dar-se preferência aos quadros brancos e a marcadores à base de água (não tóxicos).
Sim aos livros usados. Sempre que possível compre livros escolares usados e venda os dos seus filhos a quem deles precise no ano lectivo seguinte. A ACTIVA apoia a iniciativa do Livrão onde pode colocar os que já não precisa.