Beleza Ecológica: Marcas de cosmética como Clarins, L’Occitane, Caudalie, Bodyshop, Alqvimia e Nuxe fabricam produtos que respeitam o ambiente e não os testam em animais. A Clarins, para além disto, ainda se comprometeu com a preservação da floresta amazónica e dos bosques dos Alpes, no que toca a espécies botânicas ameaçadas.
Mais luz, menos energia: Substitua as lâmpadas incandescentes por modelos economizadores de energia, as lâmpadas fluorescentes compactas. São um pouco mais caras, mas mais eficazes no aproveitamento de energia – algumas poupam até 80% mais – e duram 10 vezes mais. E já existem em tons mais quentes como amarelo, se quer fugir aquela luz esbranquiçada e fria. A conta da electricidade também fica mais leve.
Plante uma árvore: Sabia que, em 40 anos, uma árvore pode absorver uma tonelada de dióxido de carbono? Encontre um espaço no seu quintal, na escola dos seus filhos, num jardim da sua área (fale coma câmara municipal ou com a junta de freguesia para saber como pode fazê-lo).
Banhos de espuma? Só em ocasiões especiais!: Num banho de imersão pode gastar quase 200 litros. Se estiver no duche 5 minutos, com um chuveiro de baixo caudal, não gastará muito mais de 20 ou 30 litros de água. Quando tanto se fala em seca e em fogos de Verão, faz todo o sentido tomar esta medida.
Substitua os sacos de plástico: Vá às compras com um saco de pano, uma alcofa ou compre um troley – uma grande ajuda com o peso. Também pode reutilizar os sacos de plástico que lhe dão no supermercado. E lembre-se: desde que limpos de qualquer resíduo, eles podem ser postos no Ecoponto para reciclagem.
Opte por um portátil: um desktop normal pode gastar o dobro ou o triplo da energia dos modelos da nova geração de computadores portáteis.
Torne o escritório mais verde: Uma planta na secretária ajuda a limpar o ar carregado. E não absorve só o CO2: cientistas da NASA descobriram que pode ajudar a absorver substâncias tóxicas como o formol (usado como desinfectante) ou o benzeno. Se acha que não tem jeito para jardineira, invista num cacto.
Prefira tecidos ecológicos: o algodão orgânico e o cânhamo são os tecidos mais amigos do ambiente. Em Portugal, a Naturapura e a Tevitom vendem produtos feitos em algodão orgânico. Também são ideais para a pele sensível dos bebés.
Use papel reciclado: Para os cadernos dos seus filhos, para o material de escritório, para cartas e envelopes. Até papel higiénico já existe feito em papel reciclado. Sabe que, em Portugal, por cada tonelada de papel reciclado, evitamos o bate de quase 20 árvores?