Tem apenas 27 anos, mas só precisou de dois para ajudar a concretizar 40 sonhos de crianças com doenças crónicas ou incuráves. A Associação Terra dos Sonhos foi fundada em Junho de 2007 e, desde então, Marta trabalha nos bastidores, apoiando as equipas de sonhos e gerindo o trabalho dos voluntários, que são cada vez mais.
Já há 24 equipas de sonhos constituídas por três ou quatro voluntários que tornam realidade desejos tão singelos como conhecer o Cristiano Ronaldo, ter um cão pequenino ao colo ou ser actriz por um dia. A associação tem um protocolo com o IPO de Lisboa e Porto e o Hospital da Estefânia, que indicam a maior parte das crianças.
"Realizar um sonho não deixa apenas uma criança feliz, tem um efeito positivo que contagia todos os que estão perto, dos familiares aos médicos, passando pelos voluntários", explica Marta.
A energia positiva gerada contribui para melhorar o estado anímico das crianças, ajudando-as a suportar melhor os processos de tratamento e a visão que têm do mundo. Efeitos invisíveis a olho nu, mas com um impacto muito grande nas vidas das crianças e famílias abrangidas.
A Terra dos Sonhos também estende a sua acção aos pais destas crianças com "grupos de apoio que estamos a começar a implementar".