De forma surpreendente, a grande maioria dos cães e gatos que visitam as clínicas veterinárias encontra-se… no geral, de boa saúde, deslocando-se à clínica para a realização de check-ups e vacinação.
No que respeita à prevalência das diferentes doenças, esta pode variar de acordo com a área geográfica, a época do ano, a espécie, a raça e a idade do animal. A obesidade, as doenças gastrintestinais, as alterações dermatológicas, as doenças degenerativas e os tumores são algumas das razões que levam o animal doente a visitar o Médico Veterinário assistente.
A nutrição desempenha um papel essencial na prevenção, tratamento e fase de recuperação de muitas destas doenças. Previne a obesidade e a progressão de doenças degenerativas articulares, ajuda a controlar e a complementar o tratamento de doenças dos rins, vias urinárias, intestinais ou, ainda, na recuperação pós-cirúrgica ou oncológica. Esta abordagem nutricional precoce, desde a fase de crescimento do cachorro ou do gatinho, permite retardar os sinais relacionados com o envelhecimento celular e ajuda a conservar um bom estado de saúde durante o maior período de tempo.
Quando o animal está doente a nutrição, apresenta-se como uma componente essencial do tratamento. O objectivo da nutrição clínica é o de maximizar a qualidade de vida e a longevidade do animal, suportando-o em caso de doença. Na selecção da dieta apropriada entram em linha de conta factores como a sintomatologia, o estado de evolução da doença, a condição corporal, o estado fisiológico (gestação, lactação, crescimento, etc.), a actividade física e a idade. Por vezes, as dietas necessitam de ser mantidas para toda a vida do animal, especialmente quando se trata de doenças crónicas como a insuficiência renal ou a diabetes. Alguns alimentos dietéticos podem ser utilizados para suportar apenas os períodos de doença e não implicam necessariamente um suporte para toda a vida. Este facto dependerá da doença em causa e das suas consequências para o organismo do animal.
Com a idade tal como nos Humanos, os animais vão ficando mais doentes, aparecendo as doenças cardíacas, renais e, inevitavelmente, os tumores.
Se o seu animal apresenta sinais de doença consulte o médico veterinário, pois a probabilidade de sucesso terapêutico é tanto maior quanto mais precoce for o diagnóstico. Atualmente existem médicos veterinários que se dedicam exclusivamente ao estudo e tratamento de certas doenças, podendo em conjunto com o seu médico veterinário assistente elaborar o melhor plano diagnóstico e terapêutico para o seu animal.