Conhecemos Jimmy Schönning e Jessika Jarl na última edição da feira sueca Formex (Estocolmo), atraídos pelo colorido e originalidade do seu stand. A fachada principal estava forrada com os papéis de parede da coleção Patina e o espaço vivia de acessórios e peças de mobiliário de grande impacto, nomeadamente a cama dossel feita a partir de troncos de árvore…
Jimmy é um conhecido designer de interiores na Suécia e uma das estrelas do programa de televisão ‘Äntligen Hemma’. Jessika é fotógrafa e o seu trabalho pode ser visto no site ifmywallscouldtalk.com. Conheceram-se por acaso, numa festa de músicos e compositores. “O meu marido é compositor e produtor, por isso é normal irmos a este tipo de eventos”, conta Jessika. “Quando vi o Jimmy, fiquei excitadíssima, conhecia o seu trabalho e a sua expressão: dirigi-me a ele e começámos a conversar. Rapidamente percebemos que partilhávamos a mesma paixão pelo mundo dos interiores e pela fotografia. Dois anos depois falámos pela primeira vez sobre a possibilidade de fazermos juntos papel de parede a partir das minhas fotografias. Conversámos sobre a moda do branco total, que na altura parecia tomar conta das casas na Suécia, e da mania que as pessoas têm de comprar tudo novo e depois sentirem falta de algo diferente, daquele estilo ‘loft nova-iorquino’. Foi esse o nosso ponto de partida. Encher as casas de alma com o papel de parede”, conta Jessika. Ao fim destes anos, a relação de amizade entre os dois mantém-se, e até está fortalecida, por isso continuam a apostar em novas ideias e a partilhar tudo o que os inspira.
Cada uma das 13 propostas da coleção Patina revela uma fotografia especial. O nome Patina resume logo o objetivo deste trabalho: estrutura, rudeza, sobreposições. Todas as propostas da coleção têm por base as fotografias que Jessika foi fazendo ao longo das suas viagens. As imagens focam acima de tudo detalhes: portas antigas, ferragens, paredes com colagens, ruas, entre outros aspetos das nossas cidades que tantas vezes nos passam despercebidos e ampliados ganham uma dimensão surpreendente. “Esta coleção propõe-se imprimir atitude a um espaço. Levar a rua para dentro de casa e poder mudar o estilo de uma sala, por exemplo, com apenas a aplicação de papel numa das paredes.” Cada uma das 13 propostas é feita por medida e é fácil de aplicar – a cola é aplicada diretamente na parede. Altamente resistente, garante a intensidade das cores durante muito tempo. Todas as fotografias podem ser encomendadas através do site de Jessika (ifmywallscouldtalk.com) ou da página de Jimmy (jimmyschonning.com).