*Segundo os cientistas, a falta de água será o maior problema deste milénio, juntamente com as mudanças climáticas.
*É preciso cortar uma árvore de 15 a 20 anos de idade para produzir 700 sacos de papel.
*90% das águas residuais dos países em desenvolvimento é descarregada em rios, sem qualquer tratamento.
*Estima-se que a água contaminada seja responsável pela morte de uma criança em cada oito segundos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
*15.589 é o número de espécies ameaçadas de extinção.
*O aumento do nível das águas do mar já fez desaparecer 24 ilhas do arquipélago da Indonésia. Até 2030 podem desaparecer mais duas mil (actualmente são cerca de 15 mil).
*A China é o maior emissor de gases causadores de efeito de estufa. A causa? Uma política energética muito dependente do carvão. O país tem 16 das 20 cidades mais poluídas do planeta e a poluição mata 750 mil pessoas por ano.
*O aumento das temperaturas pode significar o regresso de muitas doenças, como a malária, até agora confinada aos países tropicais.
*Se puxar o autoclismo menos uma vez por dia poupa cerca de 15 litros de água, equivalente ao gasto diário de uma pessoa em África.
*Em www.omeuecoponto.pt pode ficar a saber a localização dos ecopontos no País.
*As Nações Unidas avisam que um em cada seis países irá sofrer faltas de alimentos este ano devido às secas.
*Portugal está em 18.º lugar no Índice de Performance Ambiental feito pelas Universidades de Yale e Columbia. Num total de 149 países, a Suíça surge em primeiro e o Níger em último.
*Os furacões e tufões têm-se tornado mais fortes e duradouros nos últimos 30 anos. Estas alterações parecem estar fortemente associadas ao aumento da temperatura da água do mar.