A atual situação financeira potencia novas formas de pensar e de criar. O design é em muitos países europeus um forte motor para a economia; esperemos que Portugal comece também a encará-lo dessa forma”, comentário da organização do certame. A prova de que há vontade de ultrapassar esta fase com otimismo foi a presença de conceituadas marcas nacionais e de jovens talentos emergentes, a que se juntaram empresas representantes de marcas internacionais de prestígio, nos setores de mobiliário interior e exterior, som, iluminação, climatização, arte e equipamento de cozinha (Gandía Blasco, Arper, Dada, dada-gugu.com, Bang Olufsen/Luz e Som, Gaggenau/CMC, Kuppersbusch/J.Dias, Bosch/Mobilar, Cocoon/Ambinigma, Blofield, blofield.com, Hulsta e Rolf Benz/Interforma, entre outras). On Stage foi o lema desta quarta edição do The Oporto Show, que serviu de palco para a estreia de marcas portuguesas como Malabar, Ginger & Jagger, Sinergias, Galula, Unda, A Maria Criativa, Luís Soares Design. Outras promoveram o lançamento de novas coleções: foi o caso da WeWood, Insidherland, Munna, Innovation, Rial, 5 janelas, eu.sei.que. vou.te.amar/arq. Vítor Almeida, Insulae, Matrioskas, Branca-Lisboa/Marco Sousa Santos, Sixinch Ibérica.
Paredes marcou presença enquanto polo do design de mobiliário, divulgando Art On Chairs, uma exposição de âmbito internacional a decorrer localmente de 14 de setembro a 18 de novembro e que envolve uma série de iniciativas de arte e design, associadas à cadeira, de que a Chair Clinic – oficina itinerante de recuperação criativa de cadeiras – é exemplo (paredesdesignmobiliario.com). A animar o evento, showcookings da Küppersbusch, experiências de ‘laboratório’ da Cin (Pintar antes de Pintar), momentos musicais que acompanharam o lançamento do DS5, o mais recente modelo da Citroën (uma das marcas patrocinadoras). O arquiteto José Carlos Cruz assinou o projeto do espaço de restauração. oportoshow.com