Você até é sensível às questões ecológicas, mas o tempo é de praia e, enfim, admita, apetece-lhe pensar nisso depois das férias… Compreendemo-la, mas a boa notícia é que é possível tornar o seu Verão mais verde sem perder uma hora de sol.
Recicle as rolhas
Acabou de comer um belo peixe grelhado, regado com um bom vinho. Como é que pode ajudar o ambiente? Basta colocar a rolha de cortiça no Rolhinha, o contentor de reciclagem da Quercus. Desde Abril que está a ser feita a recolha nos restaurantes e, a partir de Junho, pode encontrá-lo nos Hipermercados Continente.
Troque de casa em férias
É uma forma ecológica de fazer férias, já que em vez de sobrecarregar uma região de turistas, mantém o equilíbrio das populações (por um habitante que sai há outro que entra). Vá a www.trocacasa.pt e infomrme-se.
Vá para um hotel verde
Procure um que tenha certificação ambiental. O Casa Grande Hotel Resort&Spa, no Brasil, é um exemplo. Em Portugal, o Vila Park, em Vila Nova de Santo André, controla as emissões de CO² e o Jardim Atlântico, na Madeira, ostenta o rótulo European Ecolabel.
Controle o ar condicionado
Não tem de abdicar, mas em vez de ter a temperatura nos 15ºC, mantenha–a mais próxima da real.
Faça grelhados sustentáveis
Basta substituir o carvão pelo propano, já que o primeiro liberta 110 vezes mais monóxido de carbono.
Use detergentes amigos do ambiente
O vinagre é um fantástico detergente artesanal, que pode ser usado puro ou diluído e que desinfecta eficazmente. Se preferir comprar, certifique-se de que os produtos não contêm fosfato, soda, cloro e CFC.
Compre localmente
Os produtos importados percorrem muitos quilómetros até chegar aos locais de venda, gastando mais combustível.
Não compre produtos de espécies protegidas
Veja quais são em www.cites.org.
Evite os descartáveis
É mais ecológico usar pratos reutilizáveis. Sim, terá mais trabalho a lavar a loiça, mas o plástico é muito pouco ecológico. Se precisar mesmo de usar descartáveis, procure os fabricados a partir de material reciclado e reciclável.
Use algodão orgânico
O algodão é o tecido ideal para o Verão porque deixa a pele respirar. A etiqueta ‘orgânico’ garante-lhe que as peças foram produzidas com o mínimo de danos ambientais.
Cone em vez de copo e nada de palhinha
Vai um geladinho? Sim, mas um cone, porque é mais ecológico do que o copo de plástico. Pela mesma razão, dispense a palhinha nos refrescos.
Use carregadores ecológicos
Telemóveis e máquinas fotográficas são exemplos de gadgets que recarregamos com frequência, gastando electricidade. Se investir num carregador solar, poupa o planeta e o bolso…
Livre-se dos químicos
Tem um jardim ou uma horta? Pesquise alternativas ecológicas para combater as pragas. Dá mais trabalho, mas lembre-se, você tem uma missão: salvar o planeta.
Controle o gasto de água
Já se sabe que banhos de hora e meia não são propriamente sustentáveis, muito menos os de imersão. Limite os duches ao tempo indispensável. Em compensação, pode ficar na piscina ou no mar o tempo que entender…
Leve o seu saco quando for às compras
E no supermercado, sempre que possível, opte por embalagens familiares e por produtos que permitam recarga.
Em viagem…
O comboio é o meio de transporte mais ecológico de todos e o avião
o mais poluidor. Para ter uma ideia, em média, um avião emite dez vezes mais CO² do que o comboio. O carro, duas vezes mais… Se viajar de carro, há algumas coisas que pode fazer para ter uma viagem mais amiga do ambiente:
Passe pela oficina
E certifique-se de que tem o carro afinado. Desta forma irá gastar menos combustível. A pressão dos pneus correcta pode poupar-lhe cinco por cento de combustível.
Ande a pé
Se está de férias numa cidade nova, deixe o carro estacionado e ande a pé ou de transportes públicos. Além de poupar no combustível, fica a conhecer melhor a cidade e os seus habitantes.
Abra a janela
Use o ar condicionado o menos possível, sobretudo em percursos pequenos. Enquanto puder, abra a janela e apanhe ar fresco. E quando ligar o ar condicionado, use-o sempre na temperatura menos fria.
Se alugar um carro, pondere a hipótese de optar por um automóvel híbrido
Estes são bastante mais económicos e menos poluentes do que os automóveis convencionais e, pelo menos, está a contribuir para a saúde do ambiente, nem que seja apenas por alguns dias.