“Ofereceram-me um Chihuahua e tenho dúvidas sobre qual o momento certo para passar do alimento de crescimento para o seguinte.”
O Chihuahua é um cão cheio de energia e com um temperamento muito particular. Extremamente carente, sempre a pedir uns braços onde se aninhar! Normalmente a idade de transição de um alimento comercial seco júnior para o seguinte, ou o alimento de fase adulta, são os 7-8 meses.
Devido ao apetite por vezes seletivo e caprichoso dos cães desta raça, deve escolher um alimento que tenha sido formulado com especial atenção à palatabilidade.
Como é um cão de reduzidas dimensões, convém que o croquete do alimento seja adequado à sua boca e mandíbulas reduzidas. Devido à propensão para desenvolvimento de tártaro e placa bacteriana, um alimento seco com quelantes de cálcio salivar na sua composição pode ajudar a reduzir a formação de tártaro.
Evite dar-lhe alimentação caseira, pois ele poderá habituar-se á mesma e depois pode nunca mais conseguir reintroduzir um alimento comercial na dieta do seu cão. Esta situação será complicada para si, pois terá que cozinhar para ele para sempre, e para o seu cão, que não estará a receber a alimentação mais completa e equilibrada para satisfazer as suas necessidades nutricionais.