Inspirado em tendências e conceitos existentes em todo o mundo, a ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, lançou em Portugal a iniciativa “Escolha do Consumidor, uma nova iniciativa de análise de mercado, que visa premiar as marcas geradoras de maior satisfação entre os consumidores, em cerca de 50 categorias de produtos e serviços avaliadas.
Na categoria de melhor Revista Feminina, a escolhida foi a revista ACTIVA. Nesta eleição, os tópicos mais valorizados pelos inquiridos foram a qualidade dos artigos, os temas, a moda e as tendências de moda, e a capa e os título da capa. Quando lhes foi pedido que elegessem a revista feminina que mais ia de encontro a esses atributos, a ACTIVA foi a revista premiada.
Na primeira edição dos Prémios ‘Escolha dos Consumidores’ também a CARAS, EXPRESSO e VISÃO foram distinguidas nas categorias de Revistas Social, Jornal Semanário e Revistas Semanais, respetivamente. A Impresa Publishing viu assim reconhecida a qualidade de quatro das marcas do seu portefólio, escolhidas como as preferidas dos consumidores.
A atribuição destas distinções às marcas do grupo Impresa resultam da avaliação do consumidor.
O projeto é inspirado num conceito similar com sucesso nos Estados Unidos, Canadá e outros países e adaptado por completo à realidade portuguesa, pretendendo avaliar marcas (através dos seus produtos e serviços em todas as áreas – seguros, puericultura, banca, ginásios, festivais de música de verão, hipermercados, entre muitos outros). A metodologia é completamente focada no consumidor e assenta em duas fases.
No primeiro momento, os consumidores são questionados, por empresas especializadas, relativamente aos factores que privilegiam, no momento de compra, em cada uma das áreas, exceptuando sempre o preço, a marca e factores que sejam condicionadores para a necessidade da compra, por exemplo a proximidade no caso de um super ou hipermercado. Pretende-se assim ir directo aos factores de satisfação e eliminar os económicos e de notoriedade das marcas.
No segundo momento, e de acordo com os resultados da pré-avaliação, são definidas e aplicadas as metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, inquéritos, entre outros). O objetivo global é perceber o que o consumidor valoriza quando compra, o que o mais satisfaz e qual a sua intenção de compra face à satisfação gerada, encontrando o índice de satisfação e aceitabilidade de cada segmento.
A Escolha do Consumidor mostra-se, desta forma, uma ferramenta incontornável para a definição de estratégias empresariais pois permite conhecer as variáveis com mais impacto para a satisfação dos clientes; distinguir os produtos e serviços da concorrência; avaliar o desempenho da empresa relativamente aos concorrentes e, assim, redefinir e adequar o posicionamento.