Viver a partir dos 65 anos com mais qualidade de vida física, mental e social e desfrutar de um envelhecimento activo é o conceito subjacente ao método inovador que o Espaço Sénior VIVA VITAE adaptou ao mercado português e que agora oferece à população senior. O primeiro espaço senior Viva Vitae que abriu agora portas em pleno centro de Lisboa é uma iniciativa de empreendedores portugueses. Este projecto mereceu o reconhecimento europeu no âmbito do “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações”, que ainda decorre.
“O objectivo deste espaço é responder a necessidades específicas da população senior, sendo que estas necessidades também são diferenciadas. Não temos um plano ocupacional estandartizado, antes procuramos conjugar no mesmo espaço interesses e capacidades distintas numa filosofia individualizada” , explica Carmen Reis, directora do espaço Viva Vitae Lisboa. O ângulo da prevenção é um dos aspectos distintos do conceito Viva Vitae: “Para além dos cuidados inerentes a uma população com um grau de autonomia limitado, também nos dirigimos a pessoas que, estando na faixa etária acima dos 65 anos, são totalmente independentes e querem prolongar o máximo de tempo possível essa independência. Para essas pessoas, oferecemos actividades de prevenção, como oficinas de memória, exercício físico ou fisioterapia preventiva”, termina Cármen Reis.
Funcionado, portanto, como espaço de convívio e terapia durante o dia, o Viva Vitae dispõe de uma equipa altamente especializada, constituída por médico de clínica geral, gerontologista, enfermeiros, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e auxiliares. Oferece ainda: workshops de memoria, terapia de riso, exercício físico assistido, aquisição de conhecimentos, participação em actividades de voluntariado, informática, cuidados assistidos (banhos assistidos, acompanhamento nas actividades quotidianas como compras, consultas no exterior…), cuidados de beleza e estética, fisioterapia preventiva, gabinetes terapêuticos, transporte próprio, pequeno-almoço, almoço e lanche.
Para mais informações, consulte: http://www.vivavitae.com/