Os aromas têm a capacidade de nos despertar as sensações mais inesperadas e de ‘conduzir-nos’ a locais e momentos já vividos, por vezes, num passado bem distante. As lamparinas, velas aromáticas ou essências são as formas mais comuns de obtermos este resultado de forma (mais ou menos) imediata e sem grandes custos. Muitas são as sugestões que estão à venda no mercado mas se quiser meter ‘Mãos à Obra’ e fazer um extrato de frutos da forma mais tradicional, aqui fica a receita! Vai precisar apenas de:
– ½ Copo de vodka
– Descascador de limão
– Frasco de vidro com tampa apertada
Comece por lavar bem, secar e descascar o limão, que vamos assumir como exemplo. Procure utilizarfrutos biológicos e sem qualquer tratamento com pesticidas para garantir que irá ‘usar’ exclusivamente as cascas. Descasque apenas a camada externa (parte amarela) uma vez que deixar ‘escapar’ a parte branca poderá resultar num extrato ligeiramente amargo. Se notar que o ‘miolo’ permanece, remova-a com uma faca.
De seguida, coloque as cascas dentro do frasco e despeje o meio copo de vodka sobre as cascas de limão. Feche a tampa e agite suavemente.
Armazene num lugar escuro por duas ou três semanas para que a vodka absorva o extrato da casca de limão. Durante este período deverá agitar o frasco uma vez por dia ou, no máximo, de dois em dois dias. Terminado este tempo retire as cascas e o seu extrato de limão caseiro está pronto a ser utilizado!
Pode colocar a essência num borrifador e aplicar em alguns pontos estratégicos, como cortinas e abajures, pois permitem ir libertando a essência ao longo do dia, perfumando o ambiente. E sabia que o período mais recomendado para aromatizar a casa é durante a manhã?
No entanto, parece-me uma ótima ideia, ao final do dia, deixar cair uma gota na almofada antes de dormir e relaxar. Terá, certamente, uma excelente noite de sono.
A verdade é que os extratos cítricos são especialmente bons para eliminar o aroma de gordura nas cozinhas. Se este for um dos seus objetivos saiba que pode consegui-lo de uma forma mais rápida: [Basta colocar água numa panela, deixar ferver, e depois, juntar as cascas de limão (ou de laranja). Tão simples quanto isto!]
Por fim, e se gostar mesmo de experimentar coisas novas, experimente também fazer extrato de baunilha. Compre grãos de baunilha e coloque numa garrafa dois ou três (depois de limpos e secos). Cubra-os completamente com vodka e deixe repousar num lugar fresco e escuro durante um mês. Um método que também pode servir para fazer licores de fruta como o de framboesa, por exemplo. Fica a dica.