
Tal como no Homem, os cães aumentam de peso quando consomem mais energia do que necessitam. Como consequência ocorre uma acumulação excessiva de gordura no organismo. A obesidade é considerada uma doença e, nos cães, pode ser prejudicial para as articulações, pele, coração, entre outros órgãos, reduzindo a esperança de vida.
Como é que pode ajudar o seu cão a manter-se elegante?
- Escolha um alimento adaptado às características do seu cão (idade, tamanho, raça, sensibilidades particulares).
- Respeite a dose diária recomendada de alimento que está indicada na embalagem. É muito importante pesar a dose recomendada diariamente sem nunca estimar as quantidades. Lembre-se que as doses diárias recomendadas são meramente indicativas podendo, eventualmente, ter de ser ajustadas de acordo com as necessidades individuais de cada cão.
- Mantenha-se atento à condição corporal do seu cão. Peça ao seu médico veterinário para o ensinar a avaliar o índice de condição corporal, um método simples para monitorizar a condição corporal do cão.
- Habitue-se a pesar o seu cão com regularidade desde uma idade muito jovem. Desta forma, saberá quanto deve pesar e estará atento a qualquer variação do seu peso.
- É muito importante que o seu cão realize exercício físico com regularidade. A atividade física deve fazer parte da rotina diária do seu cão. Certifique-se que o exercício físico não é demasiado prolongado ou cansativo para o cão. Apenas 20 minutos de “brincadeira” diária fazem toda a diferença para o seu animal
- Evite oferecer demasiados biscoitos ou recompensas e tenha em consideração todos os extras que oferece para além da dose diária de alimento. Sabia que… para um cão de raça pequena, um pedaço de queijo é equivalente a um hambúrguer para um Homem?
Quando os cães já apresentam excesso de peso necessitam de iniciar um programa de perda de peso, feito à medida das suas necessidades. Nestes cães, o risco de desenvolvimento de obesidade, após a perda de peso, será sempre mais elevado do que num cão que sempre teve o peso ideal. Por isso, é preferível ajudar o seu cão a manter o peso ideal, mantendo-o feliz e com uma boa condição corporal.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.
Departamento de Comunicação Royal Canin (Portugal)