“Isto é uma ideia tão brilhante que só podia ter vindo de mulheres”, ironizou Mário Zambujal, na apresentação do ‘seu’ Jornal Sénior, que decorreu no Clube dos Jornalistas.
O Jornal Sénior é um projeto editorial de Maria da Assunção Oliveira e Alexandra Abreu, financiado por Adriano Eliseu, e Mário Zambujal foi escolhido para director.
“O tempo não está para que se veja num jornal um grande negócio, mas as meninas que me rodeavam são muito convincentes…”
Se é verdade que os tempos não estão para jornais (a circulação de diários caiu 10% nos primeiros meses deste ano) também é verdade que a população de idosos portugueses ultrapassa largamente a população mais jovem, e ainda não tinham, até à data, uma publicação que lhes fosse específicamente dirigida.
“Quisemos fazer um jornal para um público que viveu mais, que sabe mais, que é mais experiente e mais exigente”, resume a coordenadora, Helena Carvalho. “Queremos que o Jornal Sénior seja um instrumento de revitalização pessoal e social”.
E claro, é em papel: “Porque as pessoas continuam a gostar de um objecto que possam manusear”.
O Jornal Sénior fala de tudo, desde motards a animais, desde sexo a crise. Tem entrevistas, futebol, informação, e reportagem, ou seja, tudo para agradar não apenas a um público já farto de cantar os aprabéns mas também aos filhos e netos. Conta ainda com a colaboração de Alice Vieira e Leonor Xavier, e também de Rui Tovar, José Vegar, Pedro de Freitas, Humberto Lopes e Luís Filipe Pereira.
O Jornal Sénior custa 95 cêntimos, é quinzenal, e está nas bancas já hoje.