Quem eu sou parece ser a questão mais importante a responder nesta primeira crónica. Chamo-me Joana Gomes, acabei o curso de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa em 2012 e, graças a sorte e/ou talento, tenho consegui dar os meus primeiros passos na industria da moda e no jornalismo. Desde já confesso que não sou uma noviça na redação da Activa. Ainda não tinha terminado o curso quando tive o prazer de ser aceite para um estágio nesta publicação e, agora que vivo em Londres, consegui convencer a Sofia Martinho (editora da Activa online) a deixar-me continuar a escrever para eles.
A maioria de vocês está provavelmente agora a perguntar-se ‘Mas quem é esta para nos escrever sobre moda, beleza ou até mesmo sobre como ela mudou de pais?’ Têm toda a razão em fazer esta pergunta e eu só posso responder dizendo: para cada rapariga ou rapaz que queira este caminho, seja a moda ou simplesmente ir trabalhar e viver para outro lado, eu já estive no vosso lugar. Na verdade, ainda estou, e o meu desejo é que, através destas crónicas, vos possa ajudar.
Agora um pouco sobre mim…Pois bem, passei quatro anos a fazer um curso que nem sempre me pareceu a escolha certa, mas com a firme ideia de que a moda e o jornalismo eram mesmo aquilo que eu queria fazer. Através de uma experiência ou outra em jornalismo antes de me licenciar, consegui confirmar que o jornalismo de moda era o meu destino (lamechas, eu sei, mas a verdade muitas vezes o é). Quando me perguntam se tem sido difícil fazer este sonho tornar-se realidade digo que por vezes sim. Principalmente porque, antes de vir para Londres, não me apercebi de que mudar para outro pais, completamente sozinha e sem trabalho ou curso seguro encaminhado, iria dar-me tantas saudades – da família, da comidinha portuguesa, do país em si. Durante as duas primeiras semanas chorei ocasionalmente, mas agora que estou aqui há uns meses, posso dizer que me sinto confortável com a mudança, ainda que os pais, os irmãos e a morcela de arroz continuem na minha mente.
O objetivo aqui não é dar-vos regras ou um guia que possam seguir para entrar na indústria da moda, especialmente porque eu ainda sou bastante nova neste território. O objetivo é contar-vos como eu tenho conseguido construir uma vida a partir de um sonho que por vezes me pareceu ser muito grande e difícil de atingir. Dado que a moda é um mundo volátil mas em constante crescimento, eu acredito que há lugar para aqueles que realmente querem lá trabalhar e fazer uma carreira. Claro que não é tudo glamour e festas, como qualquer jornalista ou assistente de moda vos dirá, mas vale a pena se é algo de que realmente se gosta.
Nas minhas peças irei escrever sobre as coisas que achamos que vos interessam mais: desde o que acontece durante uma sessão fotográfica, aos produtos de beleza mais comprados neste momento ou mesmo os primeiros passos a tomar quando se muda de Portugal para o Reino Unido. Sendo isto uma crónica, vai conter opiniões e estas nem sempre serão as mesmas que as vossas, mas espero que gostem e sintam que o que digo e mostro aqui serve para alguma coisa.
Biografia
Atualmente a viver em Londres, Joana Gomes trabalha como Business Support Manager para a Sooqini, é jornalista e assistente de moda na IDOL magazine, estuda na London College of Fashion e escreve o blogue growinfashion.com.