Se nos faltavam razões para usar um bom par de saltos altos, a Ciência acaba de arranjar mais uma.
Quem vai às compras de saltos altos vê o seu sentido de equilíbrio aumentado, acabando por tomar decisões de consumo mais sensatas. Outras atividades que envolvem equilíbrio, como ter aulas de ioga, podem ter o mesmo efeito, revela o estudo de dois professores de Marketing da Brigham Young University, Darron Billeter e Jeffrey Larson.
Numa entrevista ao jornal The Huffington Post, Billeter afirma que, assim que o sentido (físico) de equilíbrio é ativado na mente de um comprador, é menos provável que este tome uma decisão de consumo extrema, quer se trate de um artigo muito barato ou muito caro.
E dá o exemplo de uma mulher que vá a um stand à procura de carro novo: se calçar saltos altos ou vier de uma aula de ioga, é menos provável que se decida por um automóvel muito rápido que gaste muita gasolina, ou por um carro muito lento que gaste pouco combustível. Provavelmente, a sua decisão vai situar-se numa opção intermédia e mais sensata.
O estudo reforça um conceito de Marketing conhecido por ‘Efeito de Compromisso’, que afirma que os compradores se sentem mais inclinados a comprar a opção intermédia, quando lhes apresentam uma grande variedade de produtos preço. Mas, por vezes, o melhor negócio pode não ser esse.
Billeter e Larson interessam-se por determinar de que maneira as experiências físicas afetam a tomada de decisões de consumo.