Na sua alimentação o Homem procura variedade, por isso, é compreensível que os donos dos cães se preocupem com o facto de o animal receber sempre a mesma alimentação. Além disso, faz parte da natureza humana expressar afeto através da alimentação, tornando-se tentador oferecer ao cão um alimento novo de vez em quando. De facto, para os cães, o alimento tem um significado muito diferente. Os cães não apreciam variedade, eles são animais de hábitos que preferem ser alimentados sempre com o mesmo alimento e numa rotina diária constante, por isso, fornecer-lhes o mesmo alimento todos os dias não é uma preocupação. No entanto, por muito que o cão goste do alimento que o dono lhe oferece, também aprecia quando recebe um alimento diferente, pois é visto como uma recompensa.
Variar frequentemente a alimentação dos cães pode fazer com que desenvolvam um apetite mais caprichoso e lidar com um cão que tem um apetite caprichoso pode ser um desafio complicado de gerir. Como dono quer escolher o alimento que melhor satisfaz as necessidades nutricionais da sua cadela e saber que ela vai gostar desse alimento todos os dias.
As alterações frequentes da alimentação, para além de complicarem a sua vida, podem provocar distúrbios digestivos ao animal. Por este motivo, é boa ideia manter o alimento da sua cadela de forma consistente, desde uma idade muito jovem, para evitar o desenvolvimento de um apetite caprichoso e de problemas gastrointestinais.
Deixo-lhe aqui algumas dicas para ajudar a contornar esta diminuição do apetite da sua cadela:
– Forneça-lhe o mesmo alimento, no mesmo local, no mesmo comedouro e a horas bem definidas.
– Deixe-a sozinha durante a refeição, para que possa apreciar o alimento sem qualquer atenção da sua parte.
– Recorra a formas alternativas de administração de alimentos que estimulem o interesse da cadela, como por exemplo, «puzzles» e jogos com alimentos. Deve também ser considerado o método de recompensação através de interações sociais ou jogos sempre que ela ingira as refeições.
– Escolha um tamanho de embalagem que dê para alimentar a sua cadela durante cerca de 1 mês, uma vez que a apetência do alimento decresce um mês após a abertura da embalagem. Este fenómeno está relacionado com a libertação de aromas e com a oxidação das gorduras. Para maximizar a conservação das características do alimento, é importante fechar cuidadosamente a embalagem após cada utilização, retirando o ar. Para otimizar a apetência dos alimentos, deverá optar por embalagens adequadas ao tamanho do animal e não utilizar uma embalagem aberta há mais de um mês.
– Se a sua cadela gosta de comer uma mistura de alimentos secos e húmido pode optar por juntar um alimento húmido Royal Canin ao alimento Yorshire Terrier Adult, respeitando sempre as doses diárias recomendadas para a mistura destes dois alimentos.
O alimento Yorshire Terrier Adult é o alimento mais indicado para cães adultos de raça Yorkshire Terrier. Este alimento é formulado com nutrientes de elevada qualidade e aromas exclusivos que asseguram uma elevada apetência do alimento.
Um dos principais motivos que pode levar um animal a deixar de comer é uma alteração da rotina diária ou uma situação de stress, pelo que não se recomenda forçar a alimentação para evitar aumentar a sua ansiedade. Se a sua cadela continuar sem apetite deverá consultar o seu médico veterinário assistente.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.