À medida que envelhece, os rins do seu gato perdem gradualmente a capacidade de filtrar o sangue. Numa fase avançada, os produtos resultantes da digestão, que normalmente são eliminados pelos rins (por exemplo, a ureia), acumulam-se no sangue e tornam-se tóxicos.
No passado, acreditava-se que um alimento com baixo teor proteico podia evitar o aparecimento da doença renal, mas atualmente sabe-se que não é necessário restringir o nível proteico na alimentação de um gato sénior saudável. Os gatos são carnívoros estritos e necessitam de grandes quantidades de proteína para produzir energia. Se o seu gato não ingerir proteína suficiente no alimento, ele irá começar a utilizar a sua própria proteína muscular. A restrição proteica é desnecessária, a não ser que o seu médico veterinário tenha diagnosticado uma doença renal.
O fósforo é o primeiro elemento que tende a acumular-se no sangue quando os rins não estão a funcionar bem. Numerosos estudos demonstram a importância de restringir o teor de fósforo no alimento de um gato sénior. Se o seu gato tiver níveis normais de fósforo no sangue, ele será mais saudável.
A doença renal crónica é a principal causa de morte dos gatos seniores. Os sinais de doença renal crónica normalmente aparecem nas fases mais avançadas da doença (quando cerca de dois terços dos rins perderam a função) e nem sempre são fáceis de detetar.
Verifique os hábitos de consumo do seu gato: se ele beber mais do que o habitual e a areia estiver mais húmida do que o normal, pode ser um sinal que os rins estão a perder a capacidade de concentrar a urina. Também pode ocorrer diminuição do apetite, perda de peso e diminuição da atividade. O mau hálito pode ser o resultado da acumulação de toxinas urémicas no sangue.
Como o seu gato tem mais de 7 anos, tente levá-lo o seu gato ao médico veterinário pelo menos duas vezes por ano. Quanto mais cedo um problema for diagnosticado, maior será a esperança de vida do seu gato. Se a doença renal ainda não for grave, um alimento adaptado pode ajudar imenso a melhorar a qualidade de vida do gato. Por outro lado, se o problema for diagnosticado tardiamente (quando já existem sintomas resultantes da acumulação de toxinas urémicas no sangue), a esperança de vida do gato pode ser encurtada.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.