Penso que já repeti isto, mas acredito sinceramente que as melhores receitas podem ser as mais simples. Uma salada fresca temperada com um molho avinagrado, um estufado de legumes quentinho, ou uma sandes de rúcula e hummus na lancheira. Há qualquer coisa na simplicidade que nos faz apreciar pequenos detalhes de uma forma diferente. E acredito que se aplique a tudo. Para quê complicar quando devemos deixar brilhar o essencial?
Na alimentação também vejo as coisas desta forma. Apesar de condimentar os pratos ou apresenta-los de determinada forma, tento mostrar o essencial, ou seja, o sabor e a nutrição. E procuro deixar transparecer isso por aqui, para relembrar o que é verdadeiramente relevante. Não vai ser o aspecto do prato, os ingredientes da marca x ou y, nem nenhum pretensiosismo, mas apenas a receita e a qualidade dos nossos ingredientes.
Hoje vamos ficar-nos pela sandes de grão e abacate. É bem simples, nem requer o processador de alimentos. É nutritiva, (sabiam que o abacate era rico em gorduras monossaturadas? Aquelas que descem o “mau colesterol”, como as do azeite…). Ah, e o sabor… Bem, basta dar uma olhada nos ingredientes.
Sandes de grão e abacate
1 chávena (160g) de grão-de-bico cozido, ou uma lata média
¼ cebola roxa (é mais suave, mas eu utilizei a branca)
1 abacate pequeno, bem maduro
Sumo de ½ lima
1 colher de sopa de azeite
Salsa ou coentros frescos a gosto
Sal e pimenta-preta a gosto
Lave o grão cozido, especialmente se for enlatado. Escorra bem a água. Misture todos os ingredientes numa taça. Pode triturar com um garfo, ou no processador de alimentos. Eu prefiro triturar com um garfo para deixar sobressair algumas textura nesta pasta.
Pode fazer sandes com esta pasta de grão e abacate acompanhado de espinafres ou rúcula. Mas também faz uma óptima entrada servida com pão ou crackers.
CLIQUE PARA CONHECER O BLOGUE E OUTRAS RECEITAS VEGETARIANAS