Eram 9h30 quando cheguei ao Edifício da Expo 98, pronta para uma nova experiência.
Rapidamente, entrámos todos para um mono-volume da Seat e fomos transportados para o Hotel Dolce Real em Torres Vedras, um local lindo!
Talvez devido à minha (discreta) paixão por carros e por adorar conduzir, sentia que aquele ia ser um óptimo dia.
Mas não sabia o que esperar! Será que iria conseguir conduzir um carro tão grande? E se me perdesse no caminho? Se as dúvidas eram muitas, ainda consegui ficar com mais uma, quando a Dra. Teresa Lameiras, Directora de Marketing da Seat em Portugal, questionou quem nunca tinha guiado um carro automático… Engoli a seco e coloquei a mão no ar. ‘Boa, mais uma coisa para me preocupar’, pensei. Mas vá, somei uma dúvida, mas consegui retirar outra da minha lista: não me ia perder porque íamos com um carro guia à frente, com condutores experientes que nos iriam mostrar todo o percurso como também fornecer informações através de um walkie talkie (um autêntico filme de acção, portanto!).
Dividiram os jornalistas em dois grupos porque íamos testar tanto o Leon X-Perience, como o desportivo Cupra, em dois circuitos ‘personalizados’ para que cada um pudesse mostrar o que tinha de melhor.
O meu grupo iniciou com o circuito do modelo X-Perience, que tem um PVP base de cerca 33 000 euros e um consumo aproximado de 4,9l/100km. Comecei como co-pilota da Carolina que, prontamente, se mostrou uma óptima companhia. ‘Duas mulheres, um carro, à descoberta do desconhecido’ pareceu-me um bom lema para o momento.
Sempre a seguir o carro guia e a ouvir as suas indicações e informações do local, a meio do caminho chegou a altura de me aventurar. ‘Respira e mantém a perna esquerda para trás’, repeti umas cem vezes na minha cabeça quando troquei para o lugar do condutor e comecei o circuito. No entanto, rapidamente me distraí com o sistema de navegação e com o computador de bordo com touchscreen e esqueci-me do que estava a pensar. Passámos por estradas de cimento, trilhos de terra batida, subidas a pique e descidas vertiginosas, num percurso que incluía a Serra de S. Julião: uma autentica ‘X-Perience’ para testar este all road.
O resultado? Nunca me senti tão segura a conduzir um carro!
O mais recente membro da família Leon, com tração às quatro rodas, apresenta uma versatilidade incrível, sempre com uma boa performance e com uma harmonia que combina um design elegante e moderno (tanto no interior como no exterior) com tecnologia de ponta, nomeadamente o Sistema Hill Hold, que lhe permite arrancar sem dificuldade em subidas. Embora seja um pouco maior do que aquilo a que estou habituada, ao volante do X-Perience tudo parece estar sob controlo. Este modelo está disponível com diferentes motores a gasolina e diesel 4WD de elevado binário, que vão do 1.6 TDI 110cv ao 2.0 TDI 184cv.
Se é como eu e adora todos os pormenores de tecnologia no interior saiba que o X-Perience oferece navegação 3D, leitor de CD, MP3, USB, cartão SD, Aux-in, conetividade Bluetooth e Sistema de Som. Ah e sim, tem uma bagageira enorme, que chega aos 1470 litros, onde cabe tudo: sacos de compras, carrinhos de bebés, pranchas de surf ou bicicletas.
Para além disso o Leon X-Perience será, de certeza, um carro aprovado pelo seu pai, porque preocupa-se (muito!) com a sua segurança. O sistema Front Assist monitoriza o percurso à sua frente, ajudando-a a evitar colisões, enquanto o assistente de máximos muda os faróis automaticamente para médios quando detecta trânsito em sentido contrário. Mas não se fica por aqui… O assistente de faixa de rodagem ajuda-o a permanecer na sua faixa e o detector de fadiga alerta-o para a necessidade de fazer uma pausa quando dá sinais de cansaço.
Mas voltando à minha experiência Seat…
Regressámos ao hotel para trocarmos os carros. Era altura de testar o desportivo Cupra, com um PVP base que ronda os 42 000 euros. Tal como o carro que tinha experimentado anteriormente, o Cupra também tem mudanças automáticas e oferece a hipótese de escolher vários modos de condução de acordo com o que pretendemos. Mas nesta altura já não existiam dúvidas nenhumas, já só queria aproveitar ao máximo.
Durante o circuito, entre cidade e auto-estrada, pude experimentar o modo normal, o desportivo e o modo Cupra. E, verdade seja dita, a emoção de controlar 280 cavalos, que nos fazem ir dos 0 aos 100 em 5,7 segundos, com tanta facilidade e sentimento de segurança foi… incrível! E se já está a pensar no dinheiro gasto em combustível, eu conto-lhe que a versão 2.0 TSI 280cv gasta aproximadamente 6,4l/100km.
Sem dúvida que o Cupra é um carro para as apaixonadas pela velocidade, mas com a possibilidade de ir confortavelmente em modo ‘normal’ levar os filhos à escola. A novidade é mesmo essa: este modelo está agora disponível em 5 portas, também a pensar nas famílias e no dia-a-dia. (Porque ter de se levantar do carro mil vezes para entrar ou sair alguém é MUITO irritante!)
Se se considera arrojada este é sem dúvida um carro com uma resposta explosiva! Para além disso, também o Cupra apresenta um design com linhas elegantes e tecnologia moderna, tal como nós gostamos.
No fim do evento, só queria acordar novamente e repetir tudo de novo…‘E agora como é que vou voltar a conduzir o meu carro?’.
Se quiser ficar a saber mais sobre estes modelos consulte o site da Seat ou ligue-se aos hashtags #SEAT #SEATPortugal #Leon #SEATLeon #CUPRA
Nota: Os modelos testados incluiam já vários extras que não vêm de origem, pelo que não se aplica o preço base indicado. Mais informações no site da Seat Portugal.