Olá a todos
Como já devem ter percebido o Rallye Aïcha des Gazelles é um rali muito especial e diferente de todos os outros em que costumo competir. Primeiro porque nesta prova a velocidade não é o fator decisivo para vencer e depois porque aqui o sexo feminino está em maioria. Aliás, os únicos homens que podem estar presentes no acampamento pertencem à organização. A caravana de participantes é exclusivamente composta por senhoras.
E quem são estas 387 mulheres que resolvem parar as suas vidas durante 15 dias para poderem participar nesta grande aventura?
Maior parte delas não é piloto, nem sequer desportista profissional. Elas são mães, irmãs, avós… Enfim, são mulheres com vidas e quotidianos como qualquer outra, mas que se sentem atraídas pelo desafio que este rali de navegação impõe.
Umas vêem acompanhadas pelas as irmãs, outras convencem as amigas de longa data a juntar-se a elas, há também duplas de cunhadas e outras ainda que apenas se encontram anualmente na prova. A maioria das participantes é francesa. Mas, há também inglesas, norte-americanas, marroquinas, italianas, australianas… Enfim, é um rali multicultural.
Grande parte destas mulheres querem mostrar aos homens que conseguem fazer o rali do início ao fim sem lamúrias. E por vezes o impacto nas suas vidas é tão grande que elas nunca mais voltam a ser as mesmas e ficam mais independentes, fortes e com a certeza que são capazes de tudo!
Um abraço,
Elisabete Jacinto