Era um miúdo assustado e desidratado quando o encontraram na praia, três semanas depois do tsunami que devastou a Indonésia em dezembro de 2004. Natural de Banda Aceh, Martunis, então com 7 anos, trazia vestida uma camisola da Seleção Nacional com o nome de Rui Costa, dizia que era fã de Cristiano Ronaldo e do Sporting, adorava Portugal e sonhava vir a ser jogador de futebol.
A história da criança indonésia que sobreviveu com uma camisola da Seleção vestida emocionou o país. Em 2005, meses depois, a Federação Portuguesa de Futebol viria a oferecer-lhe uma viagem ao nosso país, onde conheceu lendas do desporto como Eusébio, para além de um donativo de 40 mil euros.
A paixão por Portugal e pelo futebol manteve-se e ontem, dia 1 de julho, o rapaz cumpriu um sonho. O Sporting anunciou oficialmente que o jovem, hoje com 17 anos será “um reforço das camadas jovens do clube”, durante a II Gala Honoris Sporting que decorreu no Coliseu dos Recreios, onde Martunis subiu ao palco vestindo a camisola verde e branca, como noticiou o jornal Expresso.
“Estou muito contente por estar no Sporting, que realizou o meu sonho. Agradeço muito a oportunidade. Viva o Sporting!”, disse.
O jovem já jogava numa equipa indonésia mas completará a sua formação em terras portuguesas. O presidente do clube, Bruno de Carvalho, afirmou que esta foi uma forma do Sporting concretizar o sonho do jovem: “O Martunis vai estar na Academia, vai trabalhar connosco, vai estar nos serviços do Sporting… Vamos trabalhar com ele também no seu desenvolvimento enquanto ser humano e homem”.