Nos últimos anos muitas foram as estruturas que reduziram os seus quadros, fazendo com que os recursos existentes se vissem obrigados a tornar-se mais eficientes, polivalentes e completos.
Numa nova realidade, o recrutamento é também agora mais exigente, estratégico e refletido. Para quem procura um novo projecto, o desafio aumenta.
Temos falado muitas vezes da importância do processo de recrutamento, nomeadamente sobre o dinamismo que deve demonstrar, as soft skills que são importantes e os fatores diferenciadores. Contudo, é igualmente importante refletir sobre o momento de início de funções, os diferentes processos de recrutamento e as oportunidades que deve aproveitar.
Por diversos motivos as insígnias têm realizado, de forma mais frequente, o seu recrutamento através de projectos Interim ou Temporários.
A mentalidade dos candidatos, à semelhança do que acontece nos EUA ou países nórdicos da Europa, tem vindo a alterar-se e a dedicação a estes projectos tem aberto mais oportunidades.
De acordo com um Estudo realizado pela Page Personnel em 2014, 1 em 4 (25,8%) dos profissionais portugueses recebeu uma proposta de contrato permanente por parte das empresas depois de terminar o seu contrato temporário/de interim management.
Estes projectos são assim, muitas vezes, uma porta de entrada na empresa.
Neste contexto, os colaboradores devem utilizar este período para demonstrar a sua capacidade de trabalho, adaptação e aprendizagem. No fundo, esta é uma excelente fase para se destacarem.
O facto de, na maioria dos casos, existir um intermediário (consultor da empresa de recrutamento) permite que essa demonstração de competências duplique o seu alcance.
O profissional não só conseguirá obter um feedback mais regular como tem, muitas vezes, maior facilidade em gerir dificuldades iniciais.
Resumindo, nestes momentos iniciais deve tentar perceber a dinâmica da empresa, a ligação e papel de cada departamento, estratégias delineadas, objectivos e expectativas quanto ao trabalho a desenvolver.
Todas estas informações permitirão que defina melhor as suas próprias metas, metodologias e, consequentemente, fazer com que se destaque.
A empresa quererá reter os casos de sucessos e/ ou o consultor apostará em si para novos projectos.