Budapeste, na Hungria, foi a cidade europeia escolhida para receber o Innofest 2016, um evento anual promovido pela LG para apresentar as suas novidades. A estrela da companhia é a linha LG Signature, para a qual a designação premium não basta: é ultra premium. Porquê? Porque pretende revolucionar a experiência dos clientes ao introduzir no mercado produtos inovadores como, por exemplo, um frigorifico inteligente ou um OLED TV com a espessura de quatro cartões de crédito.
A LG Signature representa a materialização do desejo da marca coreana de dar um salto ainda maior, quer na potencialização da sua imagem como na diferenciação em relação à concorrência.
“A LG Portugal tem o maior brand awareness na Europa do grupo, e temos ainda uma das mais altas top of mind [qualificação da popularidade de uma marca na mente dos consumidores], na ordem dos 19 por cento”, explica Ruy Conde, diretor-geral da LG Portugal. “As pessoas conhecem a LG, mas falta-nos dar o salto para sermos conceituados como uma marca premium. Por isso é que temos vários produtos, de varias áreas, incorporados nesta nova linha”.
A arte da essência
Embora a LG Signature seja uma gama assumidamente de luxo, os produtos são minimalistas e eliminam quaisquer elementos desnecessários que prejudiquem a sua essência pura. A linha representa a reinvenção dos produtos LG, assente em três pontos cruciais: o design distinto, moderno e estético, a experiência de utilização simples e intuitiva, e, por fim, nos materiais de alta tecnologia e qualidade que compõem os eletrodomésticos. Este último fator traduz-se em confiança, a ponto de a marca coreana ofereer uma garantia de 20 anos nos frigorificos e máquinas de lavar roupa.
O frigorifico inteligente tem duas características que chamam a atenção. O primeiro é o vidro translúcido com tecnologia touch, que permite ver o que está nas prateleiras sem abrir a porta. Isto é particularmente importante no que diz respeito à poupança de energia, visto que, segundo a marca, uma família de quatro elementos abre o frigorifico, em média, 79 vezes por dia. Ainda no sentido de automatizar a utilização deste eletrodoméstico, conta com um sensor instalado na base que abre a porta assim que deteta a presença do pé no raio de alcance do sistema.
O novo OLED TV tem a espessura de quatro cartões de crédito e surge no ano em que se comemoram os 50 anos de presença da LG no mercado dos televisores. O que o distingue é o extraordinário design ‘picture on glass’ em que as imagens no vidro translúcido, de apenas alguns milímetros de profundidade, parecem materializar-se fora do ecrã. Outro destaque é a base que consiste numa poderosa coluna da Harman/Kardon que pode ser dobrada para permitir a afixação numa parede.
A máquina de lavar ergonómica surpreende pelo design futurístico. O primeiro elemento de destaque é a porta, mais fácil de abrir e inclinada para cima, algo que ‘primeiro estranha-se e depois entranha-se’: “Daqui a uns anos vai parecer estranho termos que nos baixar para pôr roupa no tambor”, afirma Mário Fernandes, dietor de vendas da LG Portugal. Feita para multitaskers, conta ainda com o sistema Twin Wash, que permite fazer duas máquinas de roupa separadas, em simultâneo, através de um tambor principal e de um compartimento mais pequeno junto à base. Além disso, tem um novo interface touch e um revestimento antidedadas e anticorrosão.
A LG tem ainda um novo purificador de ar, um produto para o qual não existe muita procura no mercado português mas bastante popular no Médio e Extremo Oriente, e que tem crescido noutros países como, por exemplo, Espanha.
O primeiro passo para uma casa inteligente
Para os dirigentes da marca, também os portugueses estão prontos para a inovação e para o processo de aprendizagem que vem com os eletrodomésticos inteligentes.
“É uma questão de pouco tempo. Aliás, cada vez mais os tempos são encurtados. As novas gerações vão procurar estas características e quando as pessoas se acostumarem a este género de máquinas vai custar-lhes voltar aos velhos hábitos”, explica Mário Fernandes. “Por exemplo, hoje em dia pomos sabão liquído e amaciador na máquina de lavar para cada ciclo. Estas novas máquinas têm um reservatório que permite atestar uma vez e, à partida com a utilização média semanal que as pessoas fazem, só se abastece a cada quatro meses”.
O evento Innofest serve também para definir o melhor prazo de rotação, adequado a cada mercado. Daí a importância da presença dos parceiros de negócios, que servem para fazer a auscultação e dar feedback em relação aos produtos. Nem todos vão chegar a Portugal, mas podemos esperar as novidades para breve.
“Como referência: terceiro trimestre, frio. Quarto trimestre, máquinas. São datas de referência porque temos que testar e ver disponibilidades”, continua Mário Fernandes. “Na realidade, os frigorificos chegarão no final do segundo/início do terceio trimestre, antes da peak season”, acrescenta Ruy Conde, diretor-geral da LG Portugal.