Está preocupada com as publicações de algum dos seus amigos de Facebook, pelo teor depressivo do conteúdo? Teme que possam ser sinal de pensamentos suicidas? Então, saiba que o Facebook tem uma ferramenta de prevenção do suicídio que permite assinalar os ‘posts’ cujo conteúdo considere ser preocupante e indicie que a pessoa precisa de apoio psicológico.
O seu amigo recebe depois uma mensagem confidencial que diz qualquer coisa como “alguém que viu as suas publicações acha que pode estar a passar por um período difícil. Se desejar apoio, podemos ajudar.” Depois, sugerem que contacte um amigo, um técnico de apoio psicológico, ou que leia algumas dicas sobre saúde mental.
O anúncio da atualização desta ferramenta, também alargada a nível mundial, foi feito esta terça-feira, 14 de junho, pela equipa do Facebook Safety. “Temos equipas prontas a trabalhar em todo o mundo, 24 horas por dia e 7 dias na semana, que analisam as publicações assinaladas. Dão prioridade a casos em que a pessoa está em risco de se ferir a si própria.”
Para relatar conteúdos preocupantes, basta aceder ao Centro de Ajuda, e na barra de pesquisa escrever “Estou preocupada com uma pessoa depois de ter visto o conteúdo que publicou sobre suicídio e automutilação”. Encontramos então um link onde é explicado, passo a passo, como relatar a publicação que o preocupou, e onde lhe pedem que identifique a pessoa e partilhe o conteúdo publicado.
Esta aplicação resulta da parceria entre aquela rede social e organizações de saúde mental como a Forefront, Lifeline e Safe.org. O Facebook sublinha ainda que, se encontrar uma publicação com referência direta a uma tentativa de suicídio a primeira coisa a fazer é contactar as autoridades, uma linha de prevenção do suicídio ou de apoio psicológico.