
Afinal quem é a maior potência do surf peninsular? Esta questão vai ser respondida nos próximos meses com a primeira edição do Red Bull Rivals, uma competição com características inovadoras que promete animar a comunidade surfista de Portugal e Espanha na busca dos melhores talentos.
Terminou o suspense e já foram revelados os spots onde vai decorrer a primeira edição ibérica do Red Bull Rivals: Ribeira de Ilhas, na Ericeira, e Mundaka, no País Basco. Destinos de qualidade mundial amplamente testados, vão ser os palcos desta inédita competição de surf. Os interessados em vestir as cores nacionais ao lado do capitão Tiago Pires podem fazer a sua inscrição e, a partir de 14 de dezembro, decorre a votação online.
O “crème de la crème” dos dois lados da fronteira, Portugal e Espanha. É assim que são vistas as ondas dos dois “spots” da primeira edição ibérica do Red Bull Rivals, agora revelados. Em Portugal, a escolha recaiu sobre aquela que é considerada a grande catedral do surf – Ribeira de Ilhas, na Ericeira. Em Espanha, o destino dificilmente poderia ser outro – Mundaka, a estrela do País Basco. Estes são os palcos onde vão brilhar as equipas desta original competição.
Situada na Ericeira em plena Reserva Mundial do Surf, Ribeira de Ilhas é bem conhecida pelas suas ondas potentes e intermináveis – apresentando um “pointbreak” de direita incrivelmente largo. Por isto e também pela fama ganha em inúmeras competições aqui realizadas, este é um destino de sonho para qualquer surfista. Para Tiago Pires, o Capitão da equipa portuguesa, esta praia tem um significado especial – pois foi aqui que viveu em 2006 um dos maiores sucessos da sua carreira, quando venceu uma etapa do WQS.
A onda de Mundaka também ganhou fama pela via das competições e foi durante anos o destino de uma etapa do circuito mundial de surf (antigo WCT e atual WSL). Beneficiando da influência de um banco de areia longo com formato triangular, a onda do País Basco é considerada uma das melhores esquerdas do planeta – um tubo que atrai à região milhares de adeptos da modalidade.
Para fazer parte da equipa portuguesa do Red Bull Rivals, os interessados devem fazer a sua inscrição online a partir do próximo dias 11 de novembro. Vão ser escolhidos quatro elementos entre profissionais, amadores ou “free surfers” (categoria PRO/AM), um júnior com idade ente os 16 e os 20 anos (categoria JUNIOR), uma surfista feminina (categoria GIRL) e um representante dos surfistas amadores “de fim-de-semana” (categoria WEEKEND WARRIOR). Estes surfistas juntam-se ao Capitão Tiago Pires e ao Local Hero e são escolhidos pelo público por votação online, a partir de 14 de dezembro.
Depois de apuradas as equipas, os seus seis elementos vão ficar em estado de “alerta” a partir do dia 9 de janeiro – altura em que se inicia o período de espera do Red Bull Rivals. A competição compreende apenas duas etapas, uma em Portugal e outra em Espanha, mas para já o nome das praias permanece no segredo dos deuses…
A competição destaca-se também pelo seu formato inovador de seis contra seis, com heats de 30 minutos, onde pontuam apenas as duas melhores ondas.