No Mercado de Natal Amigo da Terra visitantes poderão encontrar sugestões originais de presentes de Natal trazidos por artesãos, eco-designers e criadores de todo o país, produzidos com preocupações ambientais, utilizando materiais reciclados ou naturais, respeitando o conceito muito próprio deste evento.
Porque este é também um mercado solidário, os projetos participantes foram desafiados a ter pelo menos uma sugestão de presente de Natal que não ultrapasse o valor de 1€, acessível a todas as bolsas. Será também possível doar ou trocar brinquedos usados que serão depois oferecidos a instituições locais.
Ao longo de 5 dias, os mais de 30.000 visitantes esperados terão também à sua disposição 40 oficinas gratuitas, onde os participantes podem aprender a criar os seus próprios presentes reutilizando materiais e poupando na economia familiar.
Para animar o Mercado, um amplo programa de animação foi preparado, com atividades para todas as idades, música ao vivo, teatro, showcookings e também uma Brincoteca: uma área especialmente dedicada a passar tempo de qualidade em família.
O street artist Bordalo II estará durante os vários dias do Mercado a construir ao vivo uma instalação de rua de grande formato, da sua coleção “Big Trash Animals”, feita com restos de automóveis e outros materiais de desperdício que assim ganharão uma nova função.
Uma outra novidade do evento este ano, será a participação do projeto Natural.pt, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, que trará a Almada produtores e marcas de áreas protegidas do país, dando a conhecer o melhor das suas terras de origem.
O Mercado disponibiliza ainda aos visitantes um inovador serviço gratuito de entrega de compras em bicicleta, que pode ser solicitado no local.
- 50 artesãos e criadores dão a conhecer presentes originais e amigos do ambiente
- 40 oficinas para aprender a fazer os próprios presentes
- Brincoteca para famílias
- Trocas e doação de brinquedos
- Street art com Bordalo II
- Serviço gratuito de entrega de compras em bicicleta
- Prendas solidárias a 1€