Sentiste alguma diferença por parte da sociedade quando decidiste começar a usar o teu cabelo natural?
A única diferença de que me lembro, quando comecei a realmente cuidar do meu cabelo, foi começar a reparar mais nas ‘naturalistas’ à minha volta. Na altura não eram muitas, mas hoje em dia já tenho mais pessoas com quem falar sobre este tema, trocar ideias e truques.
Apostamos que já tiveste dezenas de histórias felizes e infelizes com os teus caracóis. Qual foi a que te deixou mais sem jeito?
Existem sempre alguns comentários desnecessários, já me perguntaram como é que me consigo pentear e se o meu cabelo fica molhado. O pior mesmo é quando me mexem no cabelo sem autorização. Mas nem tudo é mau. Quando elogiam o meu cabelo, sinto que todo o trabalho que tenho com ele é recompensado.
Tens algum ritual para os teus caracóis?
A minha rotina é super simples! Lavo o cabelo normalmente, com champô e condicionador, depois passo para a fitagem, uso um creme para pentear e um gel, tudo em quantidades bem generosas, e deixo o cabelo secar naturalmente. No final, é só rezar para que tenha ficado como eu imaginei.
Que conselho darias a alguém que queira aderir ao movimento do cabelo natural (#NaturalHair)?
Não é preciso comprar todos os produtos para cabelos encaracolados, porque nem tudo o que resulta nos outros resulta em nós. Não é nada fácil, mas o resultado final compensa tudo, por isso vale a pena o esforço.
Quais foram os maiores desafios que sentiste antes e depois de teres aceitado o teu cabelo tal como ele é?
Antes não sabia como lidar com o meu cabelo, por isso era mais fácil amarrá-lo ou esticá-lo, e isso fez com que o estragasse. Foi aí que fiz de tudo para que ele voltasse a ser saudável. Contudo, encontrar a rotina e os produtos certos foi complicado porque não havia tanta variedade como há hoje, mas adaptei-me e acho que já consegui domar os meus cachos.
Acreditas que aceitar o teu cabelo natural também teve impacto na tua personalidade? Conseguirias ver-te de outra forma ou acreditas que o teu cabelo não define apenas a tua personalidade mas complementa?
Sem dúvida que teve impacto na minha personalidade. Tornei-me muito mais confiante quando comecei a minha transição, contudo não acho que a defina mas sim que a complementa, porque eu não sou o meu cabelo.
Produto preferido…Cantu Natural Hair Moisturizing Gel Twist & Lock;
Natural crush… Rayza Nicácio;
Curl Secret… Hidratação e Fitagem;
Podemos encontrar-te em… @tatianacarmelino.
O Curly Essence descreve-se como uma plataforma para todas as naturalistas (mas não só) com uma dose generosa de empoderamento feminino. Para mais informações, consulte o site ou siga a página no Instagram.
*agradecemos ao café Frutaria por disponibilizar o espaço para esta produção