Sentiste alguma diferença por parte da sociedade quando decidiste começar a usar o teu cabelo natural?
Notei uma enorme diferença. Não acho estranho, tendo em conta que até eu comecei a olhar para mim de forma diferente, com mais orgulho. Confesso nunca ter sido grande alvo de críticas. Já aconteceu, claro, mas não tanto. Senti que apreciaram de certa forma a minha mudança.
Apostamos que já tiveste dezenas de histórias felizes e infelizes com os teus caracóis. Qual foi a que te deixou mais sem jeito?
Admito que nunca tive tantas histórias infelizes, a não ser uma vez que fui obrigada a discutir com uma rapariga que acreditava que o meu cabelo era falso. Fora isso, sempre recebi bastantes elogios, o que me deixou mais confiante sobre mim própria, tanto nos estabelecimentos em que entro, como igualmente na área da moda em que encontro inserida. Porém, a que me deixou mais sem jeito, foi numa fashion week há mais ou menos um ano atrás, quando uma menina, cuja idade rondava os seus 4/5 anos, se aproximou de mim com a mãe e disse-me que quando crescesse adorava ter o meu cabelo. Deixou-me de coração derretido.
Tens algum ritual para os teus caracóis?
Sou grande adepta de facilidades, sendo que não faço grandes rituais. Ainda assim, lavo o cabelo de manhã com um condicionador apropriado para os caracóis, para depois passar um óleo que oferece brilho e ajuda não só no crescimento como na força dos caracóis, e no final passo o creme de pentear por todo o cabelo dividido.
Faço hidratações ao cabelo 3/4 vezes por semana, tanto com máscaras já feitas, ou então misturas de ingredientes que ajudam a hidratar e a dar um ar mais saudável ao cabelo. Por exemplo, juntar abacate, açúcar, café, leite de coco, ovos, mel… Coisas básicas que temos sempre por casa, que misturadas com a máscara têm um grande sucesso.
Que conselho darias a alguém que queira aderir ao movimento do cabelo natural (#NaturalHair)?
Não tenham medo ou receio de se aceitarem como realmente são. Os nossos traços pessoais são o que nos distinguem do resto das pessoas e nos fazem ser lindos da forma que somos.
Desde que se sintam bem com vocês próprios, o resto são pormenores.
Quais foram os maiores desafios que sentiste antes e depois de teres aceitado o teu cabelo tal como ele é?
Antes não tinha tanto trabalho em arranjar-me de manhã ou até ao cuidar do meu cabelo. Era mais desajeitada, confesso, mas também eu optava por um simples coque no topo da cabeça, pelo que não me requeria muita preparação. O meu cabelo ocupava-me cerca de 5 minutos, o que agora se multiplicou significativamente ao deixar os caracóis fluírem.
Agora preocupo-me mais com ele, vejo tutoriais de novas hidratações, melhores produtos… Coisas que antes não fazia, e são desafios que vou superando com o decorrer do tempo. Contudo, o maior desafio agora é reduzir os 30 minutos que o meu cabelo rouba ao sono.
Acreditas que aceitar o teu cabelo natural também teve impacto na tua personalidade? Conseguirias ver-te de outra forma ou acreditas que o teu cabelo não define apenas a tua personalidade mas complementa?
Teve um impacto forte na minha personalidade. Passei a ver o meu cabelo como algo que me distinguia de forma positiva e do qual me orgulhava, tendo em conta que antes a minha auto estima não estava no seu auge. É como se aceitar o meu cabelo natural, tivesse sido a chave para desencadear todo o processo de auto-aceitação, assim como a minha felicidade. Sinto-me feliz ao deixar os meus caracóis livres, sem alisamentos, sem produtos a esconder.
Não me imagino definitivamente de outra forma, tendo em conta que agora quando tento fazer um coque ou até esticá-lo, é como se estivesse a deparar-me com uma pessoa totalmente diferente.
Não digo que complementa a minha personalidade, mas é como um adereço da pessoa que sou.
Produto preferido… Sou eternamente apaixonada pelos produtos na Novex e de inúmeras marcas brasileiras.
Natural crush… Não tenho. Admiro o cabelo de várias pessoas com quem me cruzo na rua ou até encontro eventualmente no feed do Instagram, mas não consigo mencionar uma crush.
Curl Secret… Óleo de coco como preferência para brilho, sendo que óleos naturais são sempre mais saudáveis para o cabelo e proporcionam uma melhor definição.
Podemos encontrar-te em… @carlapereirax.
O Curly Essence descreve-se como uma plataforma para todas as naturalistas (mas não só) com uma dose generosa de empoderamento feminino. Para mais informações, consulte o site ou siga a página no Instagram.