Os pelos femininos tendem a estar misteriosamente ausentes dos anúncios televisivos de produtos criados para removê-los. Com isso em mente, os responsáveis pela marca norte-americana Billie decidiu remar contra a maré e colocá-los em evidência.
“Pelos. Toda a gente os tem, até as mulheres. O mundo finge que eles não existem. Mas estão lá. Nós vemos. Então, quando, ou se quiser, rapá-los, estaremos aqui”, diz uma nova propaganda, que mostra mulheres com pelos em diferentes áreas do corpo, em grande plano.
A empresa alega ser a “primeira marca de lâminas a mostrar pelos” numa propaganda. O anúncio de 55 segundos, publicado online, faz parte de uma campanha mais ampla intitulada Project Body Hair, um esforço par aumentar a visibilidade dos pelos femininos nos media.
“Nos últimos 100 anos, as marcas de lâminas femininas não têm reconhecido os pelos corporais da mulher”, diz o site da campanha. “Os anúncios mostram mulheres a ‘depilarem’ pernas perfeitamente lisas. Estranho, não é? Mas toda a gente tem pelos curtos, longos, ou qualquer coisa pelo meio.”
A start up nova-iorquina tem também como objetivo combater o pink tax. De acordo com um relatório recente do Consumer Affairs da cidade de Nova Iorque, mencionado num artigo do Refinery29, as mulheres pagam mais 7% que os homens por produtos de beleza, incluindo lâminas. Com isso em mente, a Billie lançou um serviço de subscrição que envia lâminas a preços razoáveis para as clientes mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente.
Até agora, as reações à campanha são mistas. Se, por um lado, há quem aplauda a posição da Billie, também há quem veja alguma hipocrisia no final do vídeo, visto que a maioria das modelos acaba por livrar-se dos pelos, exceto uma, que mantém um pequeno rasto.